Pelo menos 30 soldados afegãos morreram nesta quarta-feira em um ataque talibã contra dois postos de controle das forças de segurança na província de Badghis, no oeste do Afeganistão. Esta foi a primeira grande ação do grupo insurgente desde a madrugada do último domingo (17), quando chegou ao fim o cessar-fogo de três dias para o final do mês sagrado do Ramadã.
Um grupo de talibãs realizou na madrugada desta quarta um ataque contra os dois postos de controle. A maioria das mortes, porém, ocorreu quando as autoridades decidiram mandar reforços para a região, disse à agência EFE o governador de Badghis, Abdul Qhafoor Malikzai.
O comboio com reforços sofreu uma emboscada quando se dirigia para o local. Os talibãs detonaram duas minas na passagem de dois veículos blindados do Exército.
“Cerca de 30 membros do Exército morreram. A maioria, na explosão de duas minas contra veículos militares blindados”, disse a fonte, acrescentando que os insurgentes sofreram dezesseis baixas.
Entre os mortos do lado talibã está um comandante insurgente, segundo o governador. O grupo extremista ainda não se pronunciaram sobre o ataque.
Esta é a primeira ação de envergadura desde que a meia-noite do último domingo, quando expirou um cessar-fogo de três dias declarados pelos insurgentes por causa do Eid al-Fitr, a festividade do fim do Ramadã.
O Afeganistão atravessa um dos seus períodos mais sangrentos desde o final da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 2015. Tropas da Otan continuam no país apenas para tarefas de capacitação das forças afegãs.
(Com EFE)