PF prende facção voltada à imigração ilegal de brasileiros para os EUA
Criminosos são investigados por esquema que podia, após viagem perigosa até fronteira com México, resultar em deportação do território americano

Uma operação da Polícia Federal desarticulou nesta segunda-feira, 5, um grupo criminoso especializado em em levar brasileiros para os Estados Unidos ilegalmente. Ao todo, os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária em quatro cidades de Minas Gerais e São Paulo.
O grupo é investigado pela elaboração de um esquema de emigração ilegal de brasileiros, conhecido como “cai-cai”, quando o indivíduo é detido ou se entrega para agentes do Departamento de Proteção de Fronteiras americano (CBP, na sigla em inglês). A partir daí, o imigrante sem papéis pode ser liberado para responder ao processo em liberdade condicional, ou fica detido à espera da deportação.
O grupo costumava ameaçar os familiares das pessoas que não pagaram as quantias combinadas para fazer a perigosa viagem ao exterior.
Os investigadores descobriram que mais de 250 brasileiros, incluindo aproximadamente 100 menores de idade, migraram ilegalmente com ajuda da associação criminosa atravessando a fronteira do México com os Estados Unidos. Durante a viagem, esses indivíduos ficaram vulneráveis aos riscos do trajeto, que corta selva e deserto, e das ações dos criminosos que os conduziam até o território americano.
+ Caças perseguem avião nos EUA e causam estrondo supersônico na capital
A ação faz parte de um conjunto de esforços para combater a imigração ilegal. A Polícia Federal disse que também bloqueou aproximadamente R$ 26 milhões movimentados pelos criminosos.
Os membros da associação criminosa vão responder por promoção de migração ilegal, inclusive de crianças ou adolescentes, e por associação criminosa, com penas chegando a 14 anos de prisão.