Pela primeira vez, Lisboa é eleita ‘Melhor Destino Culinário’ da Europa
Para levar o renomado título, capital portuguesa teve de superar concorrentes à altura: Barcelona, Copenhague, Florença, Londres, Paris e Viena
A cidade de Lisboa, em Portugal, foi eleita o “Melhor Destino Culinário” da Europa pelo World Culinary Awards na terça-feira, 1°, durante cerimônia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. É a primeira vez que capital portuguesa vence a premiação, que está na sua quinta edição.
Para levar o renomado título, concedido por votação pública, a cidade teve de superar concorrentes à altura: Paris, que foi a vencedora da edição do ano passado, Copenhague, Florença, Londres e Viena.
“É um enorme orgulho ver a identidade e tradições de Lisboa premiadas pela primeira vez neste setor e como a inovação se conjuga com estas tradições gastronômicas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
“É o reconhecimento da qualidade da gastronomia pela qual Lisboa tão bem se distingue e um prêmio que incentiva todos os profissionais que a mantêm viva. A economia local é cada vez mais um fator distintivo da cidade e a gastronomia contribui em muito para a qualidade do turismo”, acrescentou ele.
+ Por que explodiu a procura por imóveis em Portugal, elevando as cifras
A Associação Turismo de Lisboa tem na ponta da língua os motivos pelos quais a cidade é o “destino dos sonhos para gastrônomos, apreciadores de vinho, críticos e curiosos”: o bacalhau é “imperdível”, os frutos do mar “trazem o Atlântico para o seu prato de forma sofisticada ou diretamente da grelha” e as cartas de vinho são “uma das maiores riquezas” disponíveis no país.
Além da conquista para os lisboetas, Portugal arrematou outros dois prêmios: “Melhor restaurante de hotel de alta gastronomia da Europa”, título dado ao restaurante Vila Joya, e “Melhor destino gastronômico emergente da Europa”, na cidade do Porto. O World Culinary Awards, evento irmão do World Travel Awards, tem como finalidade promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronômico, abrangendo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos.