Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Paris em chamas: os protestos contra a reforma da Previdência de Macron

A medida posta à mesa é vital para estancar um rombo que, com o país envelhecendo e os contribuintes minguando, chega a 10 bilhões de euros

Por Ricardo Ferraz Atualizado em 4 jun 2024, 10h40 - Publicado em 17 fev 2023, 06h00

O carro sendo consumido pelo fogo em Paris serve de termômetro para a escalada da temperatura nas incandescentes ruas da cidade, desde seus primórdios tão habituada aos protestos. Desta vez, o que agita as labaredas é a proposta de reforma da Previdência empunhada pelo presidente Emmanuel Macron, a mesma que já foi tentada por ele próprio, em 2019, e por antecessores, mas sempre engolida pela falta de apoio político e popular. A medida posta à mesa propõe um aumento da idade mínima para a aposentadoria de 62 para 64 anos, vital para estancar um rombo que, com o país envelhecendo e os contribuintes minguando, chega a 10 bilhões de euros — e segue em rota ascendente, com aumento previsto de 40% até o fim da década. A matemática financeira, porém, não freia a ira dos franceses (74% são contra) nem o poder mobilizador dos sindicatos, à frente de greves que têm paralisado serviços fundamentais — transporte, saúde, educação — e já encheram os encantadores bulevares com mais de 1 milhão de manifestantes em um único dia. Não será fácil aprovar o plano de Macron, que não tem maioria na Assembleia. Por isso, ele tenta selar laços à direita. O impasse poderia ser resolvido na base de um decreto, mas a popularidade do presidente viraria pó. Enquanto isso, as ruas continuam efervescentes.

Publicado em VEJA de 22 de fevereiro de 2023, edição nº 2829

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.