Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Os líderes com quem Lula conversou desde que venceu o segundo turno

Presidente eleito conversou com representantes nesta terça-feira, caminhando para cumprir sua promessa de cultivar relações cordiais e o multilateralismo

Por Da Redação
8 nov 2022, 16h13

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta terça-feira, 8, com mais cinco líderes internacionais, caminhando para cumprir sua promessa de cultivar relações cordiais e o multilateralismo.

Entre representantes da América do Sul e Central, o petista falou com a vice-presidente argentina, Cristina Kirchner, com o presidente do Peru, Pedro Castillo, e o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves. Já entre os europeus, Lula conversou com o ministro-presidente da Holanda, Mark Rute, e o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell.

Em publicação no Twitter, Lula afirmou que as conversas tiveram como base “os desafios do Brasil e do mundo na questão climática”, e que reafirmou ” o compromisso com um Brasil em busca da justiça social e do combate à pobreza.

+ Desafeto de Bolsonaro, Macron diz que irá ‘unir forças’ com Lula

Só no primeiro dia após o segundo turno, Lula conversou com mais de uma dúzia de presidentes e premiês, de diferentes continentes e espectros políticos, como o americano Joe Biden, o francês Emmanuel Macron e até o cubano Miguel Díaz-Canel.

Presencialmente, o petista recebeu em São Paulo, na segunda-feira 31, o presidente argentino, Alberto Fernández, para um almoço. O argentino manifestou “profunda alegria” pela vitória do líder do Partido dos Trabalhadores, uma vez que ajudará a “reunir o continente”.

+‘Eleição livre, justa e confiável’, diz Biden sobre vitória de Lula

Em seu primeiro discurso após ser eleito, em 30 de outubro, Lula afirmou que o “Brasil é grande demais para ser relegado ao triste papel de pária no mundo“, e disse ter saudade de um país “soberano que falava de igual para igual com os países mais ricos e soberanos e ao mesmo tempo contribuía para o desenvolvimento dos mais pobres”.

Continua após a publicidade

+ O que esperar da ida de Lula à COP27, a convite do Egito

A fala do petista faz referência ao isolamento vivido durante o governo de Jair Bolsonaro, que adotou uma política externa baseada em alianças ideológicas, sobretudo com o então presidente americano Donald Trump.

Durante campanha, Lula já havia afirmado que faria um giro internacional antes mesmo de assumir para cultivar relações cordiais com outros líderes. A estratégia foi usada também na primeira vez em que foi eleito à Presidência, há 20 anos.

A primeira parada do presidente eleito será a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito. À convite do presidente egípcio, Fatah al-Sissi, ele participará do evento entre os dias 14 e 18 de novembro com o objetivo de recolocar o Brasil nos debates sobre o clima, à medida que ambientalistas criticam as políticas ambientais adotadas ao longo dos quatro anos de governo de Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.