Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que se sabe sobre a prisão de 7 terroristas na Bélgica, em alerta para Olimpíadas

País está sob 'ameaça grave' de atentado terrorista desde o ano passado; alvo do atentado planejado não está claro

Por Da Redação
26 jul 2024, 13h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sete suspeitos de planejar um ataque terrorista foram presos nesta quinta-feira, 25, durante uma grande operação antiterrorismo na Bélgica. A acusação não deixa claro onde seriam os ataques do grupo e nem se há uma relação com a sabotagem às linhas de trens de alta velocidade na França nesta sexta-feira, 26.

    Publicidade

    A operação da polícia de Antuérpia realizou 14 buscas nas cidades de Antuérpia, Liège, Gand, Courtrai, Menin, Bourg-Léopold e Zonhoven.

    Publicidade

    “O objetivo da operação foi prender suspeitos de participar das atividades de um grupo terrorista, financiar o terrorismo e preparar um ataque terrorista”, informaram as autoridades belgas.

    Até o momento, o alvo do suposto ataque ainda não foi identificado, “mas o que foi descoberto sugere que um ataque estava sendo preparado”, disse Arnaud d’Oultremont, porta-voz do Ministério Público Federal da Bélgica, à agência de notícias AFP. A maioria dos detidos reivindica pertencer ao Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), um ramo do Estado Islâmico (EI) no Afeganistão. 

    Publicidade

    Ameaça terrorista

    A Bélgica está sob “ameaça grave” de atentado terrorista desde outubro do ano passado, quando um homem que dizia pertencer ao Estado Islâmico matou dois suecos em Bruxelas. A probabilidade de ataque terrorista no país está fixada no nível três em uma escala de quatro, indicando que é “possível e provável”.

    Continua após a publicidade

    Na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, agradeceu “nossos amigos belgas que, hoje, lideraram uma operação judicial para nos proteger”. 

    Publicidade

    A fala de Darmanin aconteceu enquanto a França recebia cerca de 1.800 policiais estrangeiros de 44 países, incluindo a Bélgica, como parte de uma enorme operação para garantir a segurança durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

    Já na Alemanha, dois russos supostamente ligados ao EI também foram detidos na quinta-feira por suspeita de coletar por lá e em outros países europeus doações para o grupo, a fim de financiar atentados terroristas, disseram as autoridades alemãs. O alvo dos ataques não foi divulgado e não houve indicação imediata de que os suspeitos estivessem ligados aos belgas detidos no mesmo dia.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.