Nova cepa já se espalhou por todo Reino Unido, dizem cientistas
Autoridades contabilizam milhares de casos de variante
Por Ernesto Neves
Atualizado em 22 dez 2020, 15h40 - Publicado em 22 dez 2020, 15h23
A nova cepa de coronavírus capaz de se alastrar em velocidade 70% maior já se espalhou por todo o Reino Unido, segundo cientistas britânicos relataram nesta terça-feira 22.
De acordo com as autoridades de saúde, o surto se estende muito além da região que está sob lockdown mais severo, nos arredores de Londres.
Analises genéticas sugerem que a variante se disseminou a partir da cidade de Kent, no sudeste da Inglaterra, e Londres, no final de setembro.
“Certamente a nova cepa já não está restrita às áreas sob lockdown”, disse o geneticista Jeffrey Barrett, do Wellcome Trust’s Sanger Institute, de Cambridge, ao jornal “The Guardian”.
Continua após a publicidade
Chamada de B117, a variante foi encontrada em 2.500 testes positivos para Covid-19 realizados nas cidades de Londres, Kent, Norwich e Essex.
“A análise genética mostra que claramente há casos em todo o Reino Unido”, afirma Tom Connor, professor de genética da Universidade de Cardiff.
O anúncio sobre a mutação foi feito no último fim de semana pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
Continua após a publicidade
Para evitar sua propagação, Johnson endureceu as regras de quarentena, principalmente em Londres.
Mesmo assim, Dinamarca, Itália, Austrália, Holanda e África do Sul relataram já ter identificado pessoas infectadas com a variante.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.