Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Noruega começa demolição de prédio com murais de Picasso

Painéis desenhados pelo espanhol estão em prédio danificado em ataque a bomba em 2011; governo afirma que irá construir edifício 'mais moderno e seguro'

Por Da Redação Atualizado em 27 jul 2020, 16h57 - Publicado em 27 jul 2020, 16h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em meio a protestos, o governo da Noruega deu início nesta segunda-feira, 27, à demolição de um prédio adornado por grandes painéis de Pablo Picasso. O edifício em Oslo, danificado em um ataque a bomba em 2011, será substituído por outro “mais moderno e seguro”, segundo o governo.

    Embutidas em grandes estruturas metálicas, as obras foram desenhadas por Picasso e gravadas em concreto pelo norueguês Carl Nesjar. Para que sejam retiradas, um veículo especialmente adaptado irá movê-las lentamente, a menos de 1 km/h.

    O mural de Os Pescadores representa três homens arrastando os peixes capturados para seus barcos. Em A Gaivota, esse pássaro é visto com as asas abertas comendo um peixe, indo do chão ao teto em uma parede de 60 toneladas. 

    Ambas as obras serão transferidas para novos prédios do governo, que devem ser concluídos em 2025. 

    As obras estavam em dois locais distintos do “Bloco Y”, um edifício governamental construído em 1969 e que foi danificado durante o ataque do extremista de direita Anders Breivik em 22 de julho de 2011. O ataque a bomba deixou oito mortos e ao menos 209 feridos. Duas horas horas depois, Breivik se passou por policial e cometeu outro ataque, desta vez com armas de fogo, matando 69 pessoas e ferindo outras 110 em um encontro da divisão jovem do Partido Trabalhista norueguês.  

    Continua após a publicidade

    Diversos prédios próximos foram danificados na explosão e acabaram derrubados. Citando um ponto de vulnerabilidade a novos ataques, o governo afirmou que a demolição é a melhor opção para o “Bloco Y”  porque o edifício fica logo acima de um túnel. 

    A operação gerou críticas, tanto na Noruega como no exterior, e várias pessoas se mobilizaram para preservar o “Bloco Y”, e pedem que seja renovado como será feito com o “Bloco H”. 

    A cantora norueguesa Elvira Nikolaisen afirmou que há um “processo de luto” para muitos que acreditam que o prédio, de estilo brutalista, não deveria ser demolido. 

    Continua após a publicidade

    “Ao mesmo tempo, o espírito que muitos mostraram à campanha para proteger o prédio tem sido muito positivo. As pessoas acordaram para o valor desta arte”, afirmou.

    (Com Reuters e AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.