Navio que bloqueou Canal de Suez será liberado após acordo de indenização
Cargueiro Ever Given poderá navegar a partir do dia 7 de julho; detalhes do acerto não foram divulgados
Os proprietários e seguradoras do navio Ever Given que bloqueou o Canal de Suez, no Egito, em março disseram neste domingo, 4, que um acordo formal foi acertado em uma disputa de indenização. A autoridade do canal informou que o porta-contêineres terá permissão para navegar em 7 de julho após uma cerimônia formal de liberação.
Desde que o navio gigante foi desencalhado, em 29 de março, a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) o manteve estacionado no Grande Lago Amargo, no Egito, em meio à disputa judicial. Mais de 20 tripulantes tiveram de permanecer no Ever Given até que se chegasse a uma resolução.
“Os preparativos para a liberação da embarcação serão feitos, e um evento marcando o acordo será realizado na sede da Autoridade em Ismailia no devido tempo”, disse em comunicado Faz Peermohamed da Stann Marine, que representa o proprietário Shoei Kisen e suas seguradoras. Os valores do acordo não foram divulgados.
A SCA disse que o contrato será assinado na quarta-feira em uma cerimônia e que os participantes poderão assistir à partida do navio de propriedade japonesa, que ficou preso entre ventos fortes e permaneceu encalhado no canal por seis dias, interrompendo o comércio global.
(com Agência Brasil)