Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Na reta final de campanha, Kamala Harris e Donald Trump vão à Carolina do Norte

Estado é um dos chamados swing states e, em 2020, deu vitória ao ex-presidente por 1,5 ponto percentual

Por Da Redação 2 nov 2024, 15h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na reta final da campanha presidencial nos Estados Unidos, a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump voltaram a escolher o mesmo destino, na tentativa de garantir mais apoiadores no pleito. Neste sábado, 2, os dois estão nas ruas da Carolina do Norte, no sudeste do país. O estado é um dos chamados swing states, regiões tratadas como decisivas para o resultado da eleição, e onde o vencedor ainda não está claro, segundo as pesquisas de intenção de voto. 

    O roteiro de Harris passa pela cidade de Charlotte, a maior do estado. Lá, ela planeja, segundo a agência de notícias Reuters, uma aparição ao lado do astro do rock Bon Jovi. Trump, por sua vez, vai realizar comício em Gastonia durante o dia e, à noite, vai à arena First Horizon Coliseum, em Greensboro, onde deverá discursar. 

    Este será o quarto dia consecutivo em que Harris e Trump fazem campanha no mesmo estado. A “coincidência” ressalta a importância dos swing states para o resultado eleitoral, na visão de ambas as campanhas. Além da Carolina do Norte, são considerados com esse perfil os estados de Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Nevada e Arizona. De acordo com as pesquisas, a diferença entre os dois candidatos é mínima, e o pleito deverá ser decidido no detalhe. 

    A votação está marcada para a próxima terça-feira, 5. Até aqui, contudo, mais de 70 milhões de americanos já foram às urnas antecipadamente. Tal patamar está abaixo do que aconteceu na última eleição, em 2020, ainda durante a pandemia de Covid-19, mas ainda é considerado alto, de acordo com a Reuters e com o Election Lab, da Universidade da Flórida. 

    No último pleito, há quatro anos, foi Trump quem venceu na Carolina do Norte, à época contra Joe Biden, de quem Harris é vice. A diferença entre os dois candidatos, porém, foi pequena, de menos de 1,5 ponto percentual. O estado também elegeu na ocasião um governador democrata — ou seja, o cenário é indefinido e desperta esperança de ambos os lados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.