Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Michael D.Higgins é proclamado novo presidente da Irlanda

Ativista e poeta, o trabalhista de 70 anos venceu as eleições irlandesas com mais de um milhão de votos

O trabalhista Michael D.Higgins foi proclamado oficialmente novo presidente da Irlanda com mais de um milhão de votos, após a divulgação dos resultados oficiais das eleições presidenciais em Dublin.

A apuração das cédulas continuou pelo segundo dia consecutivo para conhecer o número exato de votos que os sete candidatos à Presidência irlandesa receberam. Apesar disso, na sexta-feira já se sabia que Higgins se transformaria no nono presidente irlandês, com um total de 1.007.104.

Pouco mais de três milhões de irlandeses foram às urnas na quinta-feira para escolher o sucessor de Mary McAleese na Presidência da República. A apuração dos votos, que aconteceu com muita lentidão, começou na sexta-feira. As primeiras projeções não deixaram dúvidas que Higgins seria o ganhador.

A vitória do novo presidente irlandês, de 70 anos, poeta e ativista, ficou evidente depois de apenas uma hora do início da apuração das cédulas. O sistema eleitoral na Irlanda possibilita votar em todos os candidatos por ordem de preferência e a apuração começa com a primeira opção.

Higgins obteve 701.101 votos da primeira opção, quase 40% do total. O empresário independente Sean Gallagher, que foi favorito nas últimas pesquisas de opinião, conseguiu um total de 628.114 votos, enquanto no final da terceira apuração, Martin McGuinnes alcançou 265.196 votos e Gay Mitchell, 136.309.

O senador independente David Norris recebeu 113.321 votos, enquanto Dana Rosemary Scallon e a ativista Mary Davis, que foram descartadas na primeira apuração, obtiveram 51.220 e 48.657 votos, respectivamente.

Na primeira contagem de votos oficial, cujo resultado foi conhecido na sexta-feira à noite, Higgins já obteve 39,6% do apoio dos participantes e se declarou feliz por sua vitória, prometendo um governo de transformação e inclusivo.

(Com agência France-Press)