Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

México detém 86 imigrantes ilegais

As autoridades migratórias mexicanas interceptaram 86 centro-americanos e caribenhos ilegais em duas operações no estado de Sonora, que faz fronteira com os Estados Unidos.

O INM (Instituto Nacional de Migração) informou que a primeira operação, registrada em um trecho da estrada Hermosillo-Pesqueira, foram encontrados 50 guatemaltecos em um ônibus — 39 homens e 11 mulheres.

Além disso, a polícia descobriu um segundo grupo de 36 imigrantes no interior de um caminhão de carga na estação de inspeção aduaneira de San Antonio, perto da localidade de Cananea, em Sonora.

No veículo estavam 24 adultos guatemaltecos, um homem e duas crianças dominicanas, além de nove salvadorenhos, incluindo três mulheres e uma menor de idade.

Os 86 imigrantes foram entregues às autoridades mexicanas, que vão definir suas situações legais junto à Justiça do país.

As autoridades mexicanas intensificaram a vigilância depois do massacre de 72 imigrantes ilegais no estado de Tamaulipas, em agosto.

Os governos dos países das vítimas pediram ao México que proteja todos os imigrantes detidos.

O INM garante que as duas operações aconteceram de forma a garantir os direitos humanos de todas as pessoas envolvidas para evitar que enfrentem riscos no território mexicano.

(com Agência Estado)