Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Merkel e Macron vão a bar após difícil reunião sobre Brexit em Bruxelas

Acompanhados dos primeiros-ministros da Bélgica e de Luxemburgo, líderes beberam cerveja, comeram batatas fritas e conversaram com locais

Por Da Redação
Atualizado em 18 out 2018, 16h48 - Publicado em 18 out 2018, 15h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao deixarem a reunião do Conselho Europeu sobre o Brexit, na noite de quarta-feira (17), o presidente da França, Emmanuel Macron, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, tomaram uma decisão inesperada: caminharam a pé ao bar e restaurante Roy d’Espagne, um dos lugares mais emblemáticos da Grand Place de Bruxelas, e sentarem-se para um bate-papo informal sob atentos olhares de curiosos e seguranças.

    Macron e Merkel conversaram e trocaram apertos de mão com turistas e locais, na companhia do anfitrião, o primeiro-ministro belga, Charles Michel, e de seu colega de Luxemburgo, Xavier Bettel. Bettel disse ter pago as bebidas para comemorar sua reeleição como premiê no último domingo.

    “Foi muito bacana”, disse Bettel nesta quinta-feira (18), ao chegar para o segundo dia de reunião de líderes da União Europeia. Ele acrescentou que a ocasião lhes deu uma chance de atualizar as conversas sobre negócios desfrutando das famosas batatas fritas belgas. E arrematou: “Também somos humanos”.

    Um assessor de Macron contou que ele e Merkel caminharam juntos de volta ao hotel onde estavam hospedados, ao final da reunião de Bruxelas. Lá, Macron recebeu uma mensagem de texto de Bettel convidando-o para um drinque no bar da esquina: “Foi totalmente improvisado”, contou o assessor. “Muito descontraído”.

    Na reunião do Conselho Europeu, Merkel, Macron, Michel e os demais líderes debateram sobre os próximos passos das negociações entre o bloco e o governo britânico sobre a saída do Reino Unido da União Europeia — um tema para o qual, até o momento, não há acordo nem mesmo entre os britânicos.

    Continua após a publicidade

    Um jornalista croata que flagrou os quatro líderes bebendo cerveja tuitou dizendo que um grupo de convivas do restaurante bateram um papo com Merkel e a indagaram sobre o Brexit.

    “Por favor, está uma noite maravilhosa. Não vamos estragá-la”, respondeu a chanceler alemã.

    Esta não foi a primeira vez que chefes de Estado ou Governo aproveitam horas livres na capital belga, depois de encontros do Conselho, para comer e beber em restaurantes locais. Em fevereiro de 2016, a mesma Merkel e o então primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, foram a um popular quiosque de venda de batatas fritas na praça Jourdan.

    (Com Reuters e EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.