Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Maioria dos americanos prefere democratas para eleição de novembro

Pesquisa indica tendência de o partido de Donald Trump perder o controle da Câmara dos Deputados; mas maioria dos eleitores não quer impeachment

Por Da Redação
25 jul 2018, 20h29

Pesquisa divulgada hoje (25) pela Universidade Quinniapiac indica a preferência de 51% do eleitorado americano aos candidatos do Partido Democrata para as eleições legislativas de meio de mandato presidencial, em novembro deste ano. Dentre os entrevistados, 39% disse que votaria para os nomes do Partido Republicano, a base política do presidente americano, Donald Trump.

Os resultados estão em linha com as preocupações de Trump e sua equipe de governo com a possível perda da maioria republicana na Câmara dos Representantes e no Senado. Uma guinada democrata nas duas casas do Congresso tornaria impossível a aprovação de projetos caros ao presidente nos seus dois últimos anos de mandato e, consequentemente, reduziria a aprovação de seu trabalho por seus eleitores e as suas chances de reeleição em 2020.

A pesquisa mostra que, entre as mulheres, a preferência por candidatos democratas é maior do que na média: 57% disseram que votariam para o partido, enquanto 32% ficariam com os republicanos. Entre os homens, 46% preferem os nomes do partido do presidente Trump e 44% votariam na oposição.

Em um outro indicador desvantajoso para Trump, o eleitorado branco se mostra dividido, com 46% dizendo votar para os democratas e 44%, para os republicanos.  O eleitorado negro tradicionalmente vota em peso para a oposição e, na pesquisa, se mostrou coerente: 78% com os democratas e 16% com os republicanos. Entre os latinos, 66% votam para a oposição e 23% para a situação.

Continua após a publicidade

Os eleitores independentes, que oscilam entre um e outro partido conforme a eleição, também demonstraram preferência pelos democratas (50%). Apenas 23% deles afirmaram votar pelos candidatos republicanos.

A sondagem apontou também uma ampla insatisfação do eleitorado com o desempenho de deputados de ambos os partidos. No caso dos democratas, 63% desaprovam o trabalho deles e apenas 30% os aprovam. Sobre os republicanos, a desaprovação alcança 66%, e a aprovação, 27%.

Impeachment

Embora não tenha incluído a avaliação dos eleitores sobre o desempenho de Trump, a pesquisa da Universidade Quinniapiac abordou a possibilidade de impeachment do presidente se o Congresso eleito em novembro tiver maioria democrata.  “Se o Partido democrata ganhar o controle da Câmara em 2018, você gostaria ou não de ver iniciado o processo de impeachment do Presidente Trump?”, perguntaram os pesquisadores. Dentre os entrevistados, 55% disse que não, e 39%, sim.

A pesquisa também abordou a relação tumultuada entre Trump e a grande imprensa americana, a quem o presidente frequentemente chama de “fake news” – notícias falsas, em inglês.  As diferentes perguntas indicaram apreço dos eleitores ao trabalho da mídia.

Continua após a publicidade

Dentre os ouvidos, 54% disse acreditar mais na imprensa do que em Trump, e 34% deu opinião contrária. Mas a maioria (56%) desaprova a cobertura da mídia sobre o presidente, contra 36% dos eleitores que a aprova. Para 71% dos entrevistados, a imprensa não é a “inimiga do povo, mas uma parte importante da democracia”. Apenas 21% responderam o contrário.

A sondagem foi realizada entre os dias 18 e 23 de julho com 1.177 eleitores espalhados pelos estados Unidos e tem margem de erro de 3,5 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. As pesquisas da Universidade Quinniapiac estão entre as mais respeitadas do país.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.