Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Maior ataque russo com drones em semanas atinge quatro regiões da Ucrânia

Segundo a Força Aérea ucraniana, 24 de 40 drones foram abatidos, em investida aérea simultânea contra Kharkiv, Odesa, Kherson e Lviv

Por Da Redação
Atualizado em 3 nov 2023, 10h45 - Publicado em 3 nov 2023, 10h44

A Rússia lançou nesta sexta-feira, 3, um ataque massivo com drones nas regiões oeste e sul da Ucrânia, nas regiões de Kharkiv, Odesa, Kherson e Lviv. Segundo a Força Aérea ucraniana, 24 de 40 drones “Shahed”, de fabricação iraniana, foram abatidos, representando o maior ataque aéreo em semanas. Um míssil X-59, dispositivo que atinge pequenos alvos terrestres a partir de rotas predeterminadas, também foi bloqueado.

“Percebemos que, à medida que o inverno se aproxima, os terroristas russos tentarão causar mais danos. Responderemos ao inimigo”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre o ataque, acrescentando que as defesas aéreas estiveram ativas em 10 regiões diferentes.

Casas e estabelecimentos comerciais foram destruídos na cidade de Kharkiv, segunda maior do país. O ataque é somado ao rol de crimes de guerras cometidos por Moscou – o Tribunal Penal Internacional (TPI) condena o ataque a edifícios civis, bem como privar a população dos meios de subsistência.

Em uma tentativa de prevenir maiores estragos, autoridades afirmaram que Kiev está se preparando para investidas russas contra o sistema energético ucraniano, que estaria mais vulnerável em comparação ao do ano anterior em razão dos poucos equipamentos e peças sobressalentes.

+ Rússia atacou usina nuclear em Khmelnytsky, diz Zelensky

Continua após a publicidade

A Força Aérea acrescentou que os últimos drones foram lançados em diferentes ondas, variadas regiões e em pequenos grupos. Como consequência, os alertas aéreos soaram por toda a noite desta quinta-feira 2 nas regiões alvejadas.

Sem detalhar o grau de destruição, governador de Lviv, Maksym Kozytskiy, disse que uma instalação de infraestrutura foi atingida cinco vezes, mas não houve vítimas.

Na região próxima de Ivano-Frankivsk, uma instalação militar foi atacada, informou a governadora Svitlana Onishchuk.

Em outubro, Zelensky, informou que um novo ataque de drones da Rússia foi direcionado a uma usina nuclear ao oeste do país, ferindo 20 pessoas e causando danos leves à infraestrutura do local. Na ocasião, o governo ucraniano acusou o Kremlin de arriscar um acidente radioativo, cometendo uma forma de “terrorismo nuclear”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.