Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Lula encontra deputados europeus e propõe parceria para Amazônia

Ex-presidente reiterou soberania brasileira sobre floresta e afirmou que pretende propor à ONU uma nova maneira de governança, com foco no meio ambiente

Por Matheus Deccache Atualizado em 29 ago 2022, 19h56 - Publicado em 29 ago 2022, 17h52

O candidato à presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou em São Paulo nesta segunda-feira, 29, com uma delegação de deputados do Parlamento Europeu para propor uma maneira de explorar conjuntamente a biodiversidade da Amazônia de forma sustentável.

“Não queremos transformar a Amazônia em um santuário para a humanidade, queremos explorar da Amazônia o que a biodiversidade pode oferecer”, disse Lula durante o encontro, que envolveu 13 parlamentares e representantes da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas do Parlamento Europeu.

+ A crítica velada de Lula a China e Cuba durante entrevista ao JN

O ex-presidente disse que o Brasil não irá “abrir mão” de sua soberania, mas que precisa de auxílio para investimentos na região, principalmente na área da ciência e tecnologia. Segundo ele, é preciso haver um direcionamento global para tratar do tema, não podendo mais ser ignorado ou visto como um assunto particular de cada país. 

Continua após a publicidade

“Se nós ganharmos as eleições, vai ficar muito claro que o Brasil precisa da União Europeia. Nós precisamos de ajuda, nós precisamos de parceria, seja ela qual for. E o Brasil pode ser protagonista nisso”, afirmou, completando que é sabido pela maioria que a questão do clima é “essencial”, mas que há insistência em não respeitar o meio ambiente. 

Lula disse ainda que, caso seja eleito, irá propor às Nações Unidas uma nova maneira de governança, que terá a pauta ambiental como um de seus pilares e que, com investimentos nacionais e estrangeiros, mais de 30 milhões de pessoas que moram nos países onde a Floresta Amazônica está presente poderão ser sustentadas pela extração da riqueza local. 

Além da temática ambiental, o petista falou ainda sobre a guerra na Ucrânia e sobre a ascensão de governos de esquerda na América do Sul. Para ele, faltou conversa e interesse dos envolvidos para que houvesse uma outra solução além do conflito, reiterando ser contra qualquer tipo de invasão de um país por outro. 

Continua após a publicidade

Sobre os governos locais, ele destacou as vitórias de Gabriel Boric, no Chile, Gustavo Petro, na Colômbia, e Alberto Fernández, na Argentina, reconhecendo a “situação econômica complicada” pela qual o país vizinho passa. 

+ Depois de repercussão, Ucrânia retira nome de Lula de lista ‘pró-Rússia’

O encontro de Lula com os eurodeputados faz parte da agenda internacional montada pelo presidenciável desde o ano passado. Em novembro, ele foi recebido com protocolo de chefe de Estado pelo presidente francês, Emmanuel Macron, em visita a Paris. 

Continua após a publicidade

De lá para cá, se encontrou ainda com a integrante da família real belga, a princesa Marie-Esmeralda Léopoldine, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.