Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Lula diz que vai receber brasileiros resgatados de Gaza em Brasília

O grupo decolou do Egito nesta manhã e deve chegar na Base Aérea da capital federal por volta das 23h30 no horário de Brasília

Por Amanda Péchy
Atualizado em 13 nov 2023, 11h55 - Publicado em 13 nov 2023, 09h52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 13, que vai receber os brasileiros que foram resgatados da Faixa de Gaza, há um mês cenário da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O grupo decolou do Egito nesta manhã e deve chegar na Base Aérea da capital federal por volta das 23h30 (horário de Brasília).

“A segunda-feira começa com muito trabalho. Reunião com ministros, cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas e, à noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza. Bom dia e uma ótima semana para todos”, escreveu Lula na plataforma X, antigo Twitter.

+ Após um mês de espera, brasileiros deixam Gaza e chegam ao Egito

O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com os 32 brasileiros resgatados de Gaza deixou o Cairo às 6h52 no horário de Brasília e fará três escalas para reabastecimento até chegar à capital do país, na noite desta segunda. O grupo tirou foto antes do embarque e um vídeo da decolagem foi postado nas redes sociais do Itamaraty.

Os brasileiros ficaram por mais de um mês em Gaza desde o início do conflito entre Israel e Hamas. A repatriação foi atrasada pela demora na inclusão dos cidadãos do país nas listas de estrangeiros autorizados a deixar a região e pelos constantes fechamentos da passagem de Rafah por questões de segurança, em meio aos bombardeios israelenses. Do grupo original de 34 brasileiros, dois optaram por seguir em Gaza.

Continua após a publicidade

+ Lula comemora resgate de brasileiros de Gaza pela fronteira do Egito

Assistência

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse no domingo que as 32 pessoas resgatadas de Gaza serão atendidas por equipes do Ministério da Justiça e do Desenvolvimento Social quando chegarem ao Brasil para receberem apoio.

Segundo Vieira, elas poderão ser encaminhadas a familiares ou outras famílias de origem palestina que queiram recebê-las, mas também poderão ficar hospedadas em abrigos do governo. Refugiados palestinos receberão ajuda para regularizar sua situação para permanência no Brasil, com emissão de identidade, permissão de trabalho e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.