Grupo de brasileiros recebe autorização para deixar a Faixa de Gaza
Cidadãos do país enfim foram incluídos na lista de pessoas liberadas para cruzar a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito
O grupo de 34 brasileiros na Faixa de Gaza foi enfim autorizado a deixar a zona de guerra. Os cidadãos do país foram incluídos na lista de liberações para cruzar a passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito.
Segundo informou o Itamaraty, o “grupo de brasileiros e familiares que estava retido em Gaza já se encontra no posto fronteiriço de Rafah, desde as 7 da manhã, hora local (2 no horário de Brasília), à espera de chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito, e posterior repatriação para o Brasil”.
Depois de frustrações e atrasos, a inclusão dos brasileiros na lista foi confirmada na quinta pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, durante conversa com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
Em nota, o Itamaraty afirmou que “Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira”. Segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Vedant Patel, a rota foi interditada por circunstâncias de segurança”.
Autoridades egípcias afirmaram que havia divergências sobre a segurança das ambulâncias que transferiam civis feridos para fora de Gaza, com suspeitas de que havia integrantes do Hamas nos veículos.