Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Lula diz que governo de Israel faz ‘genocídio de mulheres e crianças’

Presidente pediu licença em evento da Petrobras e voltou a criticar postura israelense na guerra com o Hamas

Por Lucas Mathias Atualizado em 7 Maio 2024, 17h01 - Publicado em 23 fev 2024, 19h51

Ao encerrar sua segunda passagem pelo Rio de Janeiro em um mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar duramente a postura do governo de Israel na guerra contra o Hamas. No evento de lançamento da Seleção Cultural da Petrobras, Lula disse ser “a favor do Estado palestino livre” e classificou a postura israelense como um “genocídio de mulheres e crianças”.

“Não troco a minha dignidade pela falsidade. Quero dizer para vocês que sou favorável à criação do Estado palestino livre e soberano. Que possa esse Estado palestino viver em harmonia com o Estado de Israel. E quero dizer mais: o que o governo de Israel está fazendo contra o povo palestino não é guerra, é genocídio, porque está matando mulheres e crianças”, disse. “Não tentem interpretar a entrevista que eu dei na Etiópia, leiam a entrevista em vez de ficar me julgando pelo que disse o primeiro-ministro de Israel.”

“O que está acontecendo em Israel é um genocídio”, continuou. São milhares de crianças mortas, milhares desaparecidas. E não estão morrendo soldados, estão morrendo mulheres e crianças dentro de hospital. Se isso não é genocídio, eu não sei o que é genocídio”, disse, ao pedir licença na agenda para fugir do tema da cultura.

Continua após a publicidade

“Nós estamos brigando muito para que a gente tenha reforma no Conselho de Segurança da ONU para ele representar o mundo de hoje, não o mundo de 1945. Não é possível que as pessoas não compreendam o que está acontecendo em Gaza, com milhões de crianças que vão dormir todo dia com fome, apesar de o mundo produzir comida em excesso. A gente não pode aceitar a Guerra da Ucrânia, assim como a guerra na faixa de Gaza ou guerra nenhuma”, completou o presidente.

A fala acontece cinco dias depois de Lula comparar a ação do Estado de Israel no conflito ao Holocausto, o que gerou uma crise diplomática e fez com que o governo israelense declarasse o petista persona non grata.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.