Às margens da sessão plenária da Cúpula da União Europeia e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira, 18, em Bruxelas, com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson. Além das relações bilaterais, os dois também conversaram sobre os caças Gripen, usados pela Força Aérea Brasileira, segundo o Planalto.
Em nota, o governo brasileiro disse que o primeiro-ministro sueco convidou o petista a visitar a Suécia, enquanto Lula também convidou Kristersson a visitar o Brasil, acompanhado de uma missão comercial no ano que vem.
Em maio, Lula participou da inauguração da linha de produção do caça Gripen no Brasil, na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O contrato do governo brasileiro com a empresa sueca Saab prevê a produção de 36 aeronaves, sendo 15 delas montadas na fábrica da Embraer por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da companhia, em Linköping.
A entrega do último caça está prevista para 2027 e quatro aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO), enquanto outros dois chegaram ao país em maio.
O caça F-39 Gripen foi escolhido pelo programa FX-2, numa concorrência concluída na gestão de Dilma Rousseff, em 2013, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira.