Uma rede de farmácias holandesa teve de se desculpar publicamente após sem querer vender um livro de colorir para crianças com uma imagem de Adolf Hitler. Em um comunicado, o representante das farmácias Kruidvat afirmou que a empresa “lamenta profundamente o incidente” e que o produto foi retirado imediatamente das lojas.
No livro chamado Kleuren op Code, ou Cores no Código, em português, o ditador alemão foi retratado fazendo uma saudação nazista e usando uma braçadeira com a suástica nazista.
O livro só ficou a venda por meio dia, mas foi suficiente para que muitos clientes e pais reclamassem do ocorrido nas redes sociais da rede farmacêutica. Um pai postou um foto de sua filha segurando o desenho de Hitler com a legenda: “Bem legal esse livro de colorir!”. Outro cliente classificou o incidente como uma grande “desgraça”.
O livro foi produzido na Índia e ainda não está claro porque Hitler foi incluído. “Minha suspeita é que o homem que criou o livro para colorir tirou um livro de pessoas famosas do armário e selecionou algumas, o que infelizmente incluiu Adolf Hitler. Talvez ele não o reconheceu”, disse um porta-voz da editora belga Trifora, responsável pelo Kleuren op Code.
As farmácias Kruidvat afirmaram que estão oferecendo reembolso completo aos clientes que compraram o livro de colorir.