Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lista de convidados para cúpula de líderes do G20 tem 55 delegações

Evento acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Por Da Redação Atualizado em 13 nov 2024, 13h31 - Publicado em 13 nov 2024, 13h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A cidade do Rio de Janeiro receberá 55 delegações para a cúpula dos líderes do G20 na próxima semana, nos dias 18 e 19, segundo a organização do evento. Na lista oficial, estão os 21 membros do grupo, oito países convidados para participar das reuniões sob a presidência brasileira e outros 11 que participarão apenas do encontro dos chefes de Estado, bem como organizações internacionais.

    A liderança brasileira faz parte do sistema de presidências rotativas do G20, e dura até novembro deste ano. É a primeira vez que o país ocupa a presidência do fórum. O encontro será realizado no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), no Flamengo.

    Além do Brasil, compõem o G20 a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além dos blocos União Africana e União Europeia.

    Juntos, eles representam cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população do planeta. Já há uma ausência confirmada nesta edição: o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou no fim de outubro que não iria à cúpula por impactar trabalhos importantes em seu país. Por conta disso, ele afirmou que outra pessoa irá representar Moscou.

    Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra. Sua ida ao Brasil, signatário do estatuto fundador do TPI, poderia culminar na sua detenção – um numa saia justa para o governo Lula, que estendeu o convite ao chefe do Kremlin e não se comprometeu a cumprir o mandado.

    Continua após a publicidade

    + O que se sabe sobre o ‘Janjapalooza’, festival pré-G20 organizado pela primeira-dama

    Por sua vez, os oitos países escalados para as reuniões são Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura. Há, ainda, aqueles convidados apenas para a cúpula: Bolívia, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Chile, Tanzânia, Vaticano, Moçambique, Vietnã, Malásia e Qatar.

    O cardeal Pietro Parolin, não o Papa Francisco, representará o Vaticano nesta edição. O pontífice de 86 anos não aceitou o convite de Lula por estar envolvido com uma série de eventos no final deste ano.

    Entidades internacionais também marcarão presença no encontro diplomático. Ao todo, foram 16 convidadas, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Liga dos Estados Árabes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.