Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Líderes das duas Coreias fazem reunião surpresa, enquanto Trump hesita

O encontro não anunciado é a mais recente reviravolta em uma semana de idas e vindas diplomáticas em torno da cúpula Trump-Kim

Por Reuters Atualizado em 26 Maio 2018, 14h11 - Publicado em 26 Maio 2018, 14h10

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, realizou uma reunião surpresa com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, neste sábado, para garantir que a próxima cúpula entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, seja um sucesso, disseram autoridades sul-coreanas.

O encontro não anunciado é a mais recente reviravolta em uma semana de idas e vindas diplomáticas em torno de uma cúpula sem precedentes entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e o mais forte sinal até o momento de que os dois líderes coreanos estão tentando manter a reunião nos trilhos.

A conversa de duas horas na aldeia fronteiriça de Panmunjom ocorreu um mês depois de realizarem a primeira cúpula intercoreana em mais de uma década no mesmo local, em 27 de abril, declarando que iriam trabalhar em direção a uma península coreana livre de armas nucleares e encerrar formalmente a Guerra da Coreia, ocorrida entre 1950 e 1953.

“Os dois líderes trocaram opiniões sinceras sobre como tornar a cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte um sucesso e sobre a implementação da Declaração de Panmunjom”, disse o porta-voz da Coréia do Sul em comunicado. Ele não confirmou como a reunião secreta foi organizada ou qual lado a solicitou.

Moon, que retornou a Seul na manhã de quinta-feira depois de se encontrar com Trump em Washington no começo da semana, em uma tentativa de manter a cúpula como planejado inicialmente, agendada para 12 de junho em Singapura, deve anunciar detalhes da reunião com Kim no início de domingo.

Continua após a publicidade

Uma das fotos divulgadas pela Casa Azul no sábado mostrou Moon e Kim se abraçando após o encontro em Tongilgak, o prédio do Norte na aldeia da trégua. A cúpula anterior foi realizada no lado Sul da fronteira.

Eles estavam acompanhados pelo chefe da inteligência sul-coreana, Suh Hoon, e seu colega norte-coreano, Kim Yong Chol, encarregado dos assuntos intercoreanos. Outra foto mostrou Moon cumprimentando a irmã de Kim Jong Un, Kim Yo Jong.

Trump disse na sexta-feira que Washington estava tendo “conversas produtivas” com Pyongyang sobre o reestabelecimento da reunião de 12 de junho, apenas um dia depois de cancelá-la.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.