Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Liberdade do Brasil está ameaçada, diz Bolsonaro sobre eleições nos EUA

Presidente brasileiro afirmou que país pode 'sofrer uma decisiva interferência externa' apesar de sua política simpática a diversas potências

Por Da Redação
3 nov 2020, 11h41

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, 3, que o Brasil enfrenta uma “batalha” contra o domínio estrangeiro da Floresta Amazônica e que “nosso bem maior, a liberdade, continua sendo ameaçado”. O comentário foi postado no dia das eleições presidenciais dos Estados Unidos e, apesar de não mencionar nominalmente o candidato Joe Biden, foi entendido como uma mensagem ao democrata.

Em uma série de tuítes formatados para serem veículados no WhatsApp – o “*” no meio do texto serve para ressaltar o conteúdo dentro do aplicativo de mensagens –, Bolsonaro afirmou que há um plano estrangeiro de dominação da Amazônia, mesmo que o Brasil faça uma pollítica interna simpática a esses países.

“No Brasil, em especial pelo seu potencial agropecuário, poderemos sofrer uma decisiva interferência externa, na busca, desde já, de uma política interna simpática a essas potências, visando às eleições de 2022”, disse o presidente.

Nosso bem maior, a liberdade, continua sendo ameaçado. Nessa batalha, fica evidente que a segurança alimentar, para alguns países, torna-se tão importante e aí se inclui, como prioridade, o domínio da própria Amazônia”, concluiu.

Continua após a publicidade

“O presidente Bolsonaro deve saber que se o Brasil deixar de ser um guardião responsável da Floresta Amazônica, minha administração reunirá o mundo para garantir que o meio ambiente seja protegido”, disse Biden ao site da publicação independente Americas Quartly em uma entrevista publicada em março.

Não é a primeira vez, porém, que Bolsonaro responde a Biden sobre a situação ambiental. Durante o primeiro debate entre o democrata e o presidente republicano, Donald Trump, Biden insinuou que o Brasil pode receber represálias comercia, se não aplicar medidas de proteção ambiental na floresta. O ex-vice presidente até propôs um plano de preservação no valor de 20 bilhões de dólares. À época, o presidente brasileiro disse que “não aceitava subornos”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.