Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Kremlin diz que avião de Prigozhin pode ter sido derrubado de propósito

Fala feita pelo porta-voz Dmitry Peskov é primeiro reconhecimento público de que desafeto do presidente Vladimir Putin pode ter sido assassinado

Por Da Redação
30 ago 2023, 10h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Kremlin afirmou nesta quarta-feira, 30, que investigadores consideram a possibilidade de que o avião que levava Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo mercenário Wagner, pode ter sido derrubado de propósito. A fala feita pelo porta-voz Dmitry Peskov é o primeiro reconhecimento público de que o desafeto do presidente Vladimir Putin pode ter sido assassinado.

    Publicidade

    “É óbvio que há versões diferentes que estão sendo consideradas, incluindo a  versão – vocês sabem do que estamos falando – vamos dizer, de uma atrocidade deliberada”, disse Peskov a repórteres, quando perguntado sobre a investigação.

    Publicidade

    O jato particular no qual Prigozhin viajava de Moscou para São Petersburgo, um Embraer Legacy 600, caiu na região de Tver, ao norte de Moscou, em 23 de agosto. Todas as 10 pessoas a bordo morreram, incluindo duas outras figuras importantes do Grupo Wagner.

    Ainda não está claro o que causou a queda do avião, mas moradores próximos ao local do acidente disseram à agência de notícias Reuters que ouviram um estrondo e depois viram o jato cair no chão. Em vídeo publicado nas redes sociais é possível ver a aeronave em queda livre até o solo. Outro vídeo mostra os destroços, ainda em chamas, em um gramado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O acidente ocorreu dois meses depois de Prigozhin e seus mercenários realizarem uma rebelião contra os principais comandantes militares de Putin. O Grupo Wagner chegou a tomar o controle da cidade de Rostov, no sul da Rússia, e avançaram em direção a Moscou. A 200 quilômetros da capital, os combatentes recuaram, devido a um acordo firmado às pressas com o Kremlin.

    Apesar do fracasso, o motim foi o maior desafio ao governo de Putin desde que ele assumiu o poder em 1999.

    Publicidade

    O Kremlin rejeitou como uma “mentira absoluta” a sugestão de alguns políticos e agências – sem provas – de que Putin ordenou a morte de Prigozhin como vingança. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na semana passada que não ficou surpreso com a queda do avião, falando que “não acontecem muitas coisas na Rússia das quais Putin não esteja por trás”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.