PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Justiça da Turquia determina fim do bloqueio à Wikipédia

Turcos não podem acessar o site desde abril de 2017; mais alta corte do país determinou que o veto constitui atentado contra a liberdade de expressão

Por Da Redação
26 dez 2019, 14h13

O Tribunal Constitucional da Turquia decidiu nesta quinta-feira, 26, que o bloqueio dos servidores da Wikipédia pelo governo, em vigor desde 2017 no país, viola a liberdade de expressão.

Por seis votos a quatro, a maior instância judicial turca determinou que vetar o acesso ao site desrespeita a Constituição, cujo texto garante liberdade de expressão irrestrita.

A autoridade das telecomunicações do país implementou em abril de 2017 um bloqueio à Wikipédia após exigir, sem sucesso, que o site eliminasse textos que especulavam sobre um suposto apoio do governo turco ao grupo jihadista Estado Islâmico na Síria.

O governo acusou o site de fazer uma “campanha de difamação” contra o país. A legislação turca permite que o governo bloqueie sites considerados uma ameaça para a segurança nacional, e a sentença de um tribunal de Ancara, a capital turca, respaldou a decisão na época.

Mesmo assim, a Wikipédia se recusou a interferir no conteúdo dos artigos, elaborados por um grande número de colaboradores anônimos. Naquele ano, recorreu contra a decisão na justiça turca, e ganhou o processo nesta quinta-feira.

Continua após a publicidade

Até o momento, a Wikipédia continua bloqueada na Turquia. Não houve comentários imediatos do governo e não ficou claro quando o acesso ao site será restaurado.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.