Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Japão emite alerta de tsunami após série de terremotos

Ondas de cerca de 1 metro atingiram a costa; ao menos seis pessoas morreram

Por Da Redação Atualizado em 7 Maio 2024, 16h42 - Publicado em 1 jan 2024, 08h31

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de tsunami para regiões costeiras do oeste após uma série de terremotos atingir o país nesta segunda-feira, 1º. Segundo dados preliminares, a magnitude do maior tremor registrado foi de 7,6. De acordo com a rede de televisão japonesa NHK, ondas de cerca de 1 metro atingiram a costa.

O governo pediu que residentes das regiões atingidas deixem suas casas. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, orientou que a população continue em “alerta” para possíveis novos terremotos nos próximos dias.

Os tremores desta segunda danificaram estradas e construções. O transporte e serviços de comunicação também foram afetados e as autoridades avisaram sobre a possibilidade de falta de energia elétrica. Ao menos uma pessoa morreu após a queda de um prédio, segundo a imprensa japonesa.

Alertas de tsunami também foram emitidos pela Coreia do Sul, Coreia do Norte e Rússia, para áreas do extremo leste do país.

Continua após a publicidade

Mais cedo, o Japão havia emitido alerta de “grande tsunami”, com possibilidade de ondas de até 5 metros. Foi a primeira vez que o país emitiu esse tipo de alerta desde março de 2011, quando um terremoto de magnitude 9,1 provocou um tsunami de mais de 10 metros de altura na região de Tohoku. A água chegou até a usina de Fukushima, provocando um dos piores desastres nucleares de todos os tempos.

Nesta segunda, cerca de quatro horas depois, as autoridades baixaram o nível do risco, para ondas de até 3 metros. No começo da tarde (horário de Brasília), o nível foi baixado mais uma vez, para o menor possível, com ondas de até 1 metro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.