Autoridades da Itália apreenderam uma carga recorde de 5,3 toneladas de cocaína nesta sexta-feira, 21, sendo transferida entre navios na costa sul da Sicília. A remessa tinha um valor estimado de 850 milhões de euros, cerca de R$ 4,5 bilhões, e cinco pessoas foram presas.
A polícia estava rastreando um navio que partiu da América do Sul, e uma aeronave de vigilância avistou pacotes sendo jogados de seu convés nas águas do Estreito da Sicília. Os objetos foram recolhidos da água por um barco de pesca, que esperava nas proximidades.
Os agentes de segurança pararam o barco pesqueiro e encontraram grandes quantidades de drogas em um compartimento escondido atrás de alguns painéis da embarcação. Dois tunisianos, um italiano, um albanês e um francês foram presos.
A record batch of #cocaine (5.3 tons) was found on a fishing vessel off the coast of Sicily/#Italy. 5 members of the ship's crew were arrested. Another 15 people (citizens of #Azerbaijan, #Turkey, Ukraine) from a Palau-flagged merchant ship carrying drugs were also detained. pic.twitter.com/Ggt8AnuXPI
— Karina Karapetyan (@KarinaKarapety8) July 21, 2023
Segundo a polícia de fronteira italiana, a ação foi a maior apreensão de cocaína já realizada em território italiano. O presidente regional da Sicília, Renato Schifani, elogiou a operação como um golpe contra o tráfico de drogas.
+ Itália denuncia esquema de ingressos inflacionados para visitar o Coliseu
“As drogas são um flagelo de nossa sociedade, alimentado por homens sem escrúpulos que semeiam a morte esmagando esperanças e destruindo muitas famílias”, disse Schifani em comunicado.
Em abril, a polícia italiana já havia encontrado quase 2 toneladas de cocaína flutuando no mar no leste da Sicília. Os agentes acreditam que a substância foi jogada na água por um cargueiro, para coleta posterior.
De acordo com a polícia, as drogas foram cuidadosamente lacradas em 70 pacotes flutuantes à prova d’água, conectados por uma corrente. Tamanha a minuciosidade que o sistema incluía um dispositivo de luz para sinalização.