O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, inaugurou neste domingo, 16, para inaugurar um novo assentamento batizado com o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas Colinas de Golan. O ato foi um gesto de gratidão pelo reconhecimento da soberania de Israel sobre o território pelo líder americano.
O assentamento já tem mais de 30 anos e uma população total de 10 pessoas. Israel espera que o novo nome estimule a sua expansão. O local ficou batizado como “Ramat Trump”, ou “colina Trump” em hebraico.
“É absolutamente lindo”, disse o embaixador norte-americano David Friedman, que esteve presente na cerimônia deste domingo. Ele lembrou que Trump fez aniversário na sexta-feira e afirmou: “Não consigo pensar em um presente de aniversário mais apropriado e mais bonito”.
Netanyahu chamou Trump de “grande amigo” de Israel e descreveu as Colinas de Golan como um ativo estratégico importante. Pelo Twitter, o presidente americano agradeceu. “Obrigada Netanyahu e estado de Israel por esta grande honra!”.