Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Imperador do Japão passará por cirurgia cardíaca

Akihito, de 78 anos, foi internado para realizar uma revascularização coronária

O imperador do Japão, Akihito, foi internado nesta sexta-feira no Hospital da Universidade de Tóquio para ser submetido no sábado a uma intervenção cirúrgica no coração, informou a televisão pública NHK.

Akihito, de 78 anos, deixou o Palácio Imperial ao lado de sua mulher, a imperatriz Michiko, durante a manhã e pouco depois chegou ao hospital, onde foi recebido pelo diretor do centro e o médico encarregado da operação. Desde esta sexta-feira e durante todo o processo pós-operatório, que pode durar duas semanas se não houver complicações, seu primogênito e príncipe herdeiro, Naruhito, assumirá as atividades oficiais.

Akihito manteve sua agenda oficial até quinta-feira, quando se reuniu com diretores de escolas primárias do Japão. Um exame feito no ano passado detectou o estreitamento de uma das artérias coronárias do imperador. A operação será realizada por uma equipe médica do Hospital da Universidade de Tóquio e de Juntendo, com anestesia geral e duração de cerca de cinco horas.

A cirurgia de revascularização coronária, com a qual se pretende aumentar o fluxo sanguíneo no músculo cardíaco, é muito frequente no Japão e não apresenta complicações em 98% dos pacientes, segundo a Associação Japonesa de Cirurgia Torácica. Após o procedimento, a equipe médica concederá uma entrevista coletiva para dar detalhes do procedimento.

(Com agência EFE)