PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Homem mata 6 em hospital e se suicida na República Checa

Outras três pessoas ficaram feridas no ataque, que já é considerado o pior no país desde 2015

Por Da Redação
10 dez 2019, 09h49

Um homem abriu fogo nesta terça-feira, 10, em um hospital de Ostrava, leste da República Checa, e matou seis pessoas, antes de fugir e cometer suicídio.

Este é o pior ataque no país desde 2015, quando outro homem armado disparou contra oito pessoas e se matou em seguida em um restaurante de Uhersky Brod, na região sudeste. Ainda não se sabe o que motivou o atentado desta terça.

A polícia disse que recebeu ligações no início da manhã sobre um tiroteio no Hospital Universitário de Ostrava, 350 quilômetros a leste da capital Praga, e próximo à fronteira com a Polônia. Autoridades chegaram ao local cinco minutos depois.

O tiroteio aconteceu em uma sala da unidade traumatologia do hospital, de acordo com o site do jornal DNES. “Quatro pessoas morreram na hora e duas ficaram gravemente feridas, mas infelizmente também faleceram”, afirmou o primeiro-ministro Andrej Babis.

“Falaram que as vítimas eram pessoas que esperavam no serviço de traumatologia, felizmente não havia tantas pessoas como é habitual”, completou. Outras três pessoas ficaram feridas no ataque.

Continua após a publicidade

Após o ataque, o atirador fugiu em veículo cor de prata, mas logo foi encontrado pelas autoridades. “Encontramos o agressor. O homem de 42 anos deu um tiro na cabeça antes que a polícia conseguisse entrar em ação. Ele morreu”, afirmou a polícia.

Babis chamou o ocorrido de “imensa tragédia”. “É algo a que não estamos acostumados em nosso país”, completou.

“O agressor atirou à queima-roupa, apontando para a cabeça e o pescoço”, disse o primeiro-ministro. “É uma catástrofe, não compreendo em absoluto o motivo de tal agressão”.

Continua após a publicidade

O presidente Milos Zeman enviou uma mensagem de condolências às famílias das vítimas. “Estou com vocês de todo coração, penso em vocês neste momento trágico”, escreveu.

A polícia informou que recebeu uma ligação com um alerta sobre o tiroteio às 7h19 (3h19 de Brasília). Uma universidade técnica que fica ao lado do hospital interrompeu as aulas e foi fechada por medida de precaução.

Uma foto do suspeito foi divulgada nas redes sociais durante a operação de busca. Uma célula de crise foi estabelecida em Ostrava, cidade que fica a 300 km ao leste de Praga, para comandar a ação.

Continua após a publicidade

Este tipo de tiroteio é raro na República Checa, país de 10,7 milhões de habitantes, membro da União Europeia (UE). No mês de março, um paciente de um hospital de Praga atirou contra outros dois pacientes, após uma discussão em um quarto. Um dos homens faleceu no incidente.

Em fevereiro de 2015, um cliente de um restaurante na cidade de Uhersky Brod abriu fogo e matou oito pessoas antes de cometer suicídio.

(Com Reuters e AFP)

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.