Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Hamas divulga primeiro vídeo de refém na Faixa de Gaza

Mia Schem foi sequestrada durante o ataque de militantes do grupo terrorista à rave Universo Paralello no dia 7 de outubro

Por Da Redação
Atualizado em 17 out 2023, 11h58 - Publicado em 17 out 2023, 11h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Hamas divulgou na segunda-feira 16 um vídeo de Mia Schem, uma mulher franco-israelense de 21 anos sequestrada durante o ataque que deu início a guerra entre Tel-Aviv e o grupo terrorista palestino. Na filmagem, a vítima está com o braço machucado e sendo tratada por um médico enquanto pede para ser devolvida à sua família.

    Publicidade

    No vídeo, a refém, supostamente falando do cativeiro, disse que estava presa em Gaza e sendo bem tratada, mas apelou pela sua libertação o mais rápido possível. Um familiar de Mia, que faz parte de um grupo de cidadãos franceses envolvidos na iniciativa para libertar os desaparecidos, confirmou a sua identidade à agência de notícias Reuters.

    Publicidade

    Mia, que também tem cidadania francesa, foi sequestrada em 7 de outubro no festival de música Universo Paralello, onde ao menos 260 pessoas foram mortas. Sua família disse que recebeu o vídeo com alívio, por saber que a mulher ainda está viva. Apesar disso, não está claro quando o clipe foi filmado ou se ela esteve sob pressão durante as filmagens.

    Publicidade

    Os militares israelenses emitiram um comunicado, afirmando que estavam em contato constante com a família de Mia e condenando o Hamas como uma “organização terrorista assassina”. Eles também afirmaram que estava usando “todas as medidas operacionais e de inteligência” para o regresso dos reféns.

    Continua após a publicidade

    “No vídeo, o Hamas tenta retratar-se como uma organização humana, ao mesmo tempo que é responsável pelo assassinato e rapto de bebês, mulheres, crianças e idosos”, disse o comunicado.

    Publicidade

    O presidente da França, Emmanuel Macron, descreveu o vídeo como “um ato odioso”. Ele, que está em uma visita oficial à Albânia, exigiu a libertação incondicional de Mia.

    “É uma ignomínia fazer pessoas inocentes de reféns e exibi-las desta forma odiosa”, disse Macron, acrescentando que a França está “trabalhando com os seus parceiros para libertar os reféns franceses detidos pelo Hamas”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.