Greta Thunberg rejeita prêmio ambiental de 200 mil reais
Ativista sueca recusou premiação do Conselho Nórdico porque países do norte da Europa ‘não fazem nada’ pelo Planeta
Por Da Redação
Atualizado em 30 out 2019, 10h58 - Publicado em 30 out 2019, 10h46
A ativista Greta Thunberg rejeitou um prêmio ambiental do Conselho Nórdico no valor de 207.000 reais (500.000 coroas suecas). Segundo a adolescente sueca de 16 anos, “o movimento climático não precisa de mais prêmios”, mas sim que “os políticos e pessoas no poder comecem a ouvir a ciência”.
Em uma postagem no Instagram, Thunberg também criticou a política dos países nórdicos em relação ao meio ambiente.
“Os países nórdicos têm uma grande reputação em todo o mundo quando se trata de questões climáticas e ambientais”, escreveu. “Mas quando se trata de nossas emissões reais e de nossas pegadas ecológicas per capita – se incluirmos nosso consumo, nossas importações, além de aviação e transporte marítimo -, então é uma história totalmente diferente”.
“Pertencemos a países que têm a possibilidade de fazer mais. E, no entanto, nossos países basicamente não fazem nada ainda”, disse.
Segundo Greta, até que os países comecem “a agir de acordo com a ciência” e lutem pela diminuição da temperatura global, ela e seu projeto Fridays For Future não aceitarão o prêmio do Conselho Nórdico ou o dinheiro da premiação.
Greta começou o movimento Fridays For Future ao matar aula para protestar sozinha em frente ao Parlamento de seu país todas as sextas-feiras. Seu ativismo a tornou um dos rostos da luta contra a mudança climática em todo o mundo.
Em setembro, a adolescente discursou na abertura da Cúpula da Ação Climática das Nações Unidas e acusou os líderes mundiais de terem traído sua geração por meio da falta de ação diante do aquecimento global.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.