Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Grécia fecha Acrópole de Atenas devido a onda de calor no sul da Europa

As temperaturas extremas também provocaram mortes na Itália e incêndios na Macedônia do Norte, com temporada quente precoce

Por Da Redação
18 jul 2024, 10h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Acrópole de Atenas, local turístico mais visitado da Grécia, fechou durante as cinco horas mais quentes desta quarta-feira, 17, em meio a uma onda de calor que assola o sul da Europa. As temperaturas extremas também provocaram mortes na Itália e incêndios na Macedônia do Norte.

    Com previsão de que os termômetros cheguem a 43ºC até domingo, 21, o Ministério da Cultura da Grécia ordenou que a Acrópole ficasse fechada de 12h às 17h. A “cidade alta”, construída no topo de uma colina rochosa a mais de 15o metros de altura fica, particularmente exposta ao sol, colocando a saúde dos visitantes em risco.

    A Cruz Vermelha distribuiu água gelada e panfletos informativos para os turistas que esperavam na fila de acesso ao sítio arqueológico antes do horário de fechamento.

    No mês passado, a Acrópole também fechou temporariamente durante as horas mais quentes do dia para proteger os visitantes da onda de calor mais precoce já registrada na história da Grécia. É resultado, em grande parte, do ar quente da África e das mudanças climáticas, que prolongam e intensificam o fenômeno, segundo cientistas. 

    Calor no sul da Europa

    Na Itália, dois bombeiro morreram enquanto apagavam um incêndio na região da Basilicata, no sul do país, e as autoridades adicionaram Palermo, na Sicília, à lista de 13 cidades italianas em alerta de calor extremo.

    Continua após a publicidade

    Os animais também foram afetados pelas altas temperaturas. Para aliviar o calor, o zoológico de Roma fez planos para oferecer picolés para os bichos.

    O Mar Adriático, que fica entre Itália e Croácia, registrou as temperaturas mais altas de sua história, atingindo quase 30ºC pela cidade croata de Dubrovnik. A Sérvia, por sua vez, registrou recorde de consumo de energia na terça-feira 16, devido ao uso excessivo de ar condicionado. Em paralelo, o governo da Albânia flexibilizou as regras sobre trabalho remoto para poupar os funcionários públicos do calor.

    Além disso, dezenas de incêndios florestais já devastaram a Macedônia do Norte, que pediu assistência de aeronaves de combate a incêndios da Sérvia, Montenegro, Croácia, Romênia e Turquia. Um dos focos de fogo se estendeu por quase 30 quilômetros.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.