Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Governo Trump adverte Israel sobre novos assentamentos

Nota da Casa Branca afirma que construção de casas de colonos em territórios palestinos 'pode não ajudar' na busca pela paz

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h09 - Publicado em 3 fev 2017, 01h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo Donald Trump surpreendeu nesta quinta-feira ao criticar, ainda que em tom amistoso, a construção de novos assentamentos de Israel em território palestino ocupado. Nota divulgada pelo porta-voz da Casa Branca afirma que, “embora a existência de assentamentos não seja um impedimento para a paz”, a construção de novas casas de colonos ou a expansão das já existentes “pode não ajudar a alcançar esse objetivo”.

    Apesar da advertência, a Casa Branca insistiu que o presidente Trump “não tem um posicionamento oficial sobre os assentamentos” e vai discutir a questão durante a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a Washington no próximo dia 15. “O desejo americano pela paz entre israelenses e palestinos permaneceu inalterado nos últimos cinquenta anos”, conclui a nota.

    O comunicado da Casa Branca mostra uma significativa mudança de postura do republicano. No final de dezembro, Trump pressionou o então presidente Barack Obama a usar o poder de veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU para barrar uma resolução que condenava os assentamentos israelenses. Na ocasião, os EUA se abstiveram e a medida foi aprovada. “As coisas serão diferentes a partir de 20 de janeiro”, prometeu Trump logo depois da votação.

    Novas casas

    Encorajado pelos comentários do novo presidente americano, o governo de Israel aprovou a construção de mais de 5.000 casas de colonos na Cisjordânia desde a posse do republicano. “As regras do jogo mudaram com a chegada de Donald Trump ao poder. Não temos mais as mãos atadas, como na época de Barack Obama”, chegou a afirmar um secretário da prefeitura de Jerusalém. A nota divulgada nesta quinta pelo imprevisível governo Trump, porém, indica que as regras do jogo podem não ter mudado tanto assim.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.