Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo do Uruguai decreta emergência hídrica em Montevidéu

Presidente uruguaio anunciou a isenção de impostos na água engarrafada e a construção de um novo reservatório

Por Da Redação
20 jun 2023, 18h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • fssd
    Presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, fala durante anúncio do governo sobre medidas hídricas. 19/06/2023 (gub.uy/Divulgação)

    O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, decretou na noite desta segunda-feira, 19, estado de emergência em Montevidéu pela escassez de água na região. Com base na previsão que dizia não haver perspectiva de chuvas para o território nos próximos dias, o governo uruguaio adotou uma série de medidas para mitigar o déficit hídrico na região metropolitana do país. Reunidos com Lacalle Pou estava o presidente e a vice-presidente da Obras Sanitarias del Estado (OSE), empresa estatal uruguaia de Concessionárias de Água, Raul Montero e Susana Montane, e ministros do governo. 

    O presidente também anunciou uma série de isenções de impostos para água engarrafada, por meio de um decreto, e a distribuição gratuita para populações vulneráveis. Entre as medidas apresentadas está a construção de um reservatório no rio San José, que teve suas obras iniciadas nesta terça-feira, 20, e levará 30 dias para ficar pronto. Tal iniciativa vai permitir que a OSE tenha uma fonte alternativa de água para garantir o abastecimento de água. 

    + Presidente uruguaio critica fala de Lula sobre Venezuela

    Segundo Lacalle Pou, o abastecimento está garantido nos hospitais, residências, Centros de Atendimento à Criança e Família (CAIF) e escritórios do Instituto Nacional da Criança e do Adolescente do Uruguai (INAU). Além disso, a medida de entrega gratuita de dois litros de água diários para 21 mil beneficiários será estendida. 

    Continua após a publicidade

    A vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimon, afirmou nesta terça-feira que um projeto de lei foi enviado ao Parlamento para a isenção de impostos sobre as águas engarrafadas. De acordo com ela, o governo precisa assumir “que o preço” da água potável colocada em plástico precisa “descer”. Até o momento, os técnicos do Ministério da Saúde Pública (MSP) avaliam “até onde possível” elevar os níveis de sódio e cloreto na água potável já que não há previsão de chuva para os próximos dias.

    Atualmente, o Uruguai vive sua pior seca em 74 anos, já que o principal reservatório de Montevidéu se esgotou. Os relatos de escassez no país se iniciaram no início de maio. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.