PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Governador republicano de Vermont contraria partido e vota em Kamala Harris

Phil Scott disse que decisão não foi 'fácil', mas que 'chegou à conclusão de que tinha que colocar o país acima do partido'

Por Da Redação
Atualizado em 5 nov 2024, 22h07 - Publicado em 5 nov 2024, 21h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador de Vermont, o republicano Phil Scott, anunciou que votou na candidata democrata, Kamala Harris, nas eleições à Presidência nesta terça-feira, 5. Do lado de fora do seu local de votação, Scott disse que “não era uma coisa fácil de fazer sendo o governador republicano em exercício e votando contra o indicado do seu partido”, mas que “chegou à conclusão de que tinha que colocar o país acima do partido”.

    Não é a primeira vez, contudo, que o governador contraria a própria sigla. Nas eleições de 2020, ele deixou de votar no candidato republicano, também Donald Trump, na época presidente, para endossar a candidatura de Joe Biden, que saiu vencedor do pleito. Na ocasião, Scott explicou que deixar de votar não era uma opção e que “tinha que votar contra” o empresário americano.

    Neste ano, segundo projeções, os três delegados do estado, que contam para os 270 necessários para vencer a eleição, vão para Kamala Harris.

    Por muitos anos um reduto republicano, com exceção de 1964, Vermont passou a seguir os passos democratas em 1992, quando o estado votou em Bill Clinton. Na disputa Biden x Trump, o democrata levou os três delegados de Vermont por 66% a 31% dos votos. Ou seja, teve facilidade em conquistar o eleitorado de lá. Com início das contagens das urnas, Kamala já repetiu o feito no estado e arrematou o seu Colégio Eleitoral.

    + Trump fala em ‘trapaça’ na Filadélfia e é desmentido pela polícia e autoridade republicana

    Continua após a publicidade

    Apoio de Schwarzenegger

    A decisão de Scott ocorre poucos dias após o ex-governador republicano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger abandonou linhas partidárias e declarou voto à candidata democrata à Casa Branca. O astro hollywoodiano, que ainda é filiado republicano, compartilhou em uma extensa publicação na rede social X, antigo Twitter, suas reflexões sobre a eleição, com críticas a Trump.

    “Serão apenas mais quatro anos de besteira sem resultados, o que nos deixará cada vez mais irritados, divididos e odiosos”, afirmou o ex-governador. Schwarzenegger expressou indignação com um recente comentário do ex-presidente, que chamou os Estados Unidos de “lixeira do mundo” ao criticar a política de imigração. O ator classificou a fala como “antipatriótica” e destacou que “rejeitar o resultado de uma eleição é o ápice do antiamericanismo”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.