O furacão Ernesto atingiu Bermudas, território britânico no Caribe, na madrugada deste sábado, 17. Com ventos e chuvas fortes, as autoridades locais disponibilizaram abrigos para a população.
Em preparação para a tempestade, as autoridades do território britânico suspenderam o transporte público e fecharam o aeroporto já na noite de sexta-feira. A tempestade, localizada a 150 km ao sudoeste de Bermudas, apresentava ventos de até 155 km/h.
O furacão chegou a ser enquadrado na categoria 2, mas, de acordo com a agência Reuters, a tempestade estava perdendo força ao se aproximar do arquipélago. Mesmo assim, permanece o alerta de ventos fortes, ressaca perigosa e potencial de inundações que podem provocar mortes.
https://x.com/BdaGovernment/status/1824754209448690058
Na quarta-feira (14), a tempestade tropical Ernesto ganhou força e se tornou um furacão ao atingir o norte de Porto Rico, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Segundo informações da agência Associated Press, o maior potencial de enchentes é esperado para mais tarde neste sábado. O acumulado de chuva previsto com a tempestade é de 150 mm a 225 mm. “A segunda metade da tempestade será tão intensa, se não mais, do que a primeira. Fique em casa e fique seguro durante a passagem desta tempestade até que o sinal das autoridades seja dado”, afirmou o governo de Bermuda no X.
Nos próximos dias, a tempestade deve avançar para outros territórios, como a província canadense de Terra Nova e Labrador, onde o Ernesto está previsto para chegar na noite de segunda-feira (19).