Furacão de categoria 5 atinge Acapulco, no México
O fenômeno evoluiu de tempestade tropical para furacão em poucas horas, quebrando recorde intensificação mais rápida no Pacífico Oriental

O furacão Otis atingiu a costa sul do México, onde ficam os populares resorts da cidade de Acapulco, com ventos de até 270 km/h nesta quarta-feira, 25. Autoridades locais alertaram a população sobre chuvas fortes e a possibilidade de deslizamentos de terra na região.
Um alerta de furacão vigora sobre uma extensão de 350 quilômetros da costa mexicana, entre as cidades de Zihuatanejo e Punta Maldonado, no estado de Guerrero. Segundo o órgão de proteção civil do país, já há relatos de cortes de energia e as aulas foram canceladas devido ao fechamento de escolas.
Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram ventos fortes acompanhados de chuva. Durante a noite, Otis passou de uma tempestade tropical a um perigoso furacão de categoria cinco em questão de horas.
+ Biden aprova construção de nova seção do muro na fronteira com o México
https://twitter.com/diretodomiolo/status/1717199335807451612
O furacão também danificou o teto de um hospital em Acapulco e provocou diversos pontos de inundação. Nas redes sociais, um vídeo mostrou o desespero dos pacientes e funcionários da unidade de saúde.
https://twitter.com/diretodomiolo/status/1717147612762054860
+ Filhos de El Chapo proíbem produção de fentanil no norte do México
“Esta é uma situação extremamente séria para a área metropolitana de Acapulco, com o núcleo do furacão destrutivo provavelmente chegando perto, ou passando sobre a grande cidade na manhã de quarta-feira”, disse o serviço meteorológico mexicano. “Não há registo de furacões nem perto desta intensidade nesta parte do México.”
Andrés Manuel López Obrador, presidente do país, disse que até agora nenhuma vítima fatal foi relatada, mas acrescentou que não há “nenhuma comunicação” com a área afetada. Ele afirmou que as áreas de Costa Grande, Acapulco e Tecpán – todas no estado de Guerrero – foram todas “duramente atingidas” pelo Otis e os danos no aeroporto militar local dificultaram o acesso das equipes de emergência à região.
O presidente alertou sobre os riscos da tempestade e orientou a população a ir para abrigos e permanecer em locais seguros – longe de rios, córregos e barrancos –, bem como a “continuarem alertas, sem excesso de confiança”. Em Guerrero, as autoridades abriram abrigos contra tempestades, enquanto fazem patrulhas nas praias e a Guarda Nacional ficou de prontidão para resgates.
+ EUA contratam Quico, de ‘Chaves’, para campanha contra imigração ilegal
A tempestade já começou a enfraquecer, à medida que avança para o interior do país. Porém, a agência nacional de águas do México disse que ondas de até 10 metros de altura ainda são esperadas na costa.
Cientistas disseram que a velocidade com que Otis transitou de uma tempestade tropical para um furacão de categoria cinco foi rara. O fenômeno quebrou o recorde de taxa de intensificação mais rápida em um período de 12 horas no Pacífico Oriental, ganhando 130 km/h de velocidade nesse breve período.