PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Flórida decreta estado de emergência com aproximação do furacão Dorian

Governador Ron DeSanti pede a moradores que estoquem água e alimentos para período de sete dias e planejem rota de fuga

Por Da Redação
Atualizado em 29 ago 2019, 13h58 - Publicado em 29 ago 2019, 13h21

O furacão Dorian ganha força e poderá ser classificado como categoria 4 ao alcançar a Flórida neste fim de semana. O governo estadual declarou estado de emergência e recomendou que as pessoas estoquem alimentos e água para o período de passagem do furacão.

Anteriormente, as autoridades esperavam que Dorian chegasse à costa dos Estados Unidos como um furacão de categoria 2, menos intenso e perigoso.

Empty shelves are pictured at a Walmart as residents prepare for Hurricane Dorian in Port Orange, Florida
Gôndola vazia em supermercado de Port Orange, Flórida: estoques para famílias- 29/08/2019 (Brooke Koontz/Reuters)

Com ventos de 130 km/h, o furacão passou por Porto Rico na noite de quarta-feira 28 e seguiu rumo às Bahamas. Deverá aumentar sua intensidade até este domingo 1º, com ventos acima dos 209 km/h e a classificação como categoria 4, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O governador da Flórida, Ron DeSantis, decretou estado de emergência em 26 condados que podem ser afetados pelo furacão nos próximos dias e recomendou que “todo morador da Flórida deva estocar suprimentos, incluindo água e medicamentos, para sete dias e ter um plano de emergência, em caso de desastre”.

Continua após a publicidade

Filas se formam nos postos de gasolina, e supermercados já apresentam prateleiras vazias, especialmente de garrafas de água. Muitos moradores cobrem com madeira as janelas de seus imóveis e acumulam sacos de areia diante das portas.

O NHC informou que ainda é muito cedo para determinar a trajetória correta do furacão, apesar do aumento da força dos ventos. Mas é provável que atinja a costa da Georgia. O governador desse estado americano, Brian Kemp, disse, segundo a emissora de televisão americana CNN, que os moradores também devem ficar de olho no Dorian e que as comunidades costeiras “devem começar a se preparar”.

Local residents get gas ahead of the arrival of Hurricane Dorian in Kissimmee
Residentes de Kissimmee, Flórida, abastecem seus veículos para o caso de fuga do furacão – 29/08/2019 (Gregg Newton/Reuters)

Na noite de quarta-feira 28 o furacão Dorian passou por Porto Rico e pelas Ilhas Virgens Americanas sem provocar grandes prejuízos. Mas a governadora porto-riquenha, Wanda Vázquez, decidiu manter ativo um alerta de inundações até o fim desta quinta-feira. Porto Rico foi duramente afetado pela passagem do furacão Maria, em 2017, que deixou um rastro de destruição e 3.057 mortos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.