Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Finlândia fecha fronteira de 1.300km com a Rússia, exceto uma passagem

Helsique detectou um aumento no número de imigrantes vindos de países como Afeganistão e Iêmen, e culpou Moscou por canalizar o fluxo para a divisa

Por Da Redação
24 nov 2023, 11h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Finlândia fechou temporariamente sete das suas oito passagens de fronteira com a Rússia nesta sexta-feira, 24, em resposta a um fluxo de imigrantes elevado que o país nórdico afirma que ser culpa de Moscou, por canalizar o fluxo para a fronteira. O Kremlin nega as acusações, apesar de mais de 700 migrantes de países como Afeganistão, Quênia, Marrocos, Paquistão, Somália, Síria e Iêmen adentrarem a nação pela divisa russa nas últimas semanas.

    Depois de ter fechado na semana passada quatro postos fronteiriços, a Finlândia intensificou a medida, que ficará em vigor por um mês. Apenas a passagem mais ao norte, de Raja-Jooseppi, localizada na região norte do Ártico, continua em funcionamento.

    Raja-Jooseppi abriu seus portões ao tráfego nesta sexta-feira, 24, às 8h do horário local (3h de Brasília) e vai continuar recebendo pedidos de asilo durante quatro horários diários de funcionamento, segundo a Guarda de Fronteira Finlandesa.

    Na quarta-feira 22, 92 imigrantes ilegais chegaram às passagens fronteiriças de Salla e Vartius antes de serem fechadas, mas nenhum apareceu durante a noite, fora do horário de funcionamento.

    + Finlândia investiga sabotagem contra gasoduto no mar Báltico

    Continua após a publicidade

    Separadamente, a Guarda de Fronteira Finlandesa disse que dezenas de oficiais da Frontex, agência da União Europeia que atua no controle da imigração, vão ajudar a patrulhar a divisa de 1.340 km com a Rússia a partir da próxima semana. Os agentes temem que imigrantes possam tentar entrar no país nórdico por meio das florestas que dividem as duas nações.

    + Ex-premiê finlandensa, uma das mais jovens da Europa, larga vida política

    De acordo com Jonas Gahr Stoere, o primeiro-ministro da Noruega, que faz fronteira com a Rússia ao norte da Finlândia, seu país “não sofreu com nenhuma irregularidade” até agora. Ele afirmou que Oslo está monitorando a situação na fronteira e em contato constante com Helsinque sobre o assunto.

    “Estamos prontos para tomar as medidas necessárias para manter a ordem na fronteira, mas até agora não detectamos nenhuma irregularidade”, disse Stoere.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.