Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Filme do Ursinho Pooh, ‘sósia’ de Xi, é proibido em Hong Kong

Apesar da distribuidora não ter fornecido motivos, os censores chineses já atacaram o personagem por comparações com o presidente Xi Jinping

Por Da Redação
21 mar 2023, 11h53

O lançamento do filme “Winnie the Pooh: Blood and Honey“, uma produção de terror britânica que parodia o tradicional Ursinho Pooh, foi cancelado em Hong Kong nesta terça-feira, 21. A distribuidora do longa não deu motivos para a decisão, mas censores da China, que controla a região administrativa há dois anos, já atacaram o personagem várias vezes antes devido às comparações com o líder Xi Jinping.

A VII Pillars Entertainment disse em sua página no Facebook que foi com “grande pesar” que o lançamento do filme, marcado para esta quinta-feira, 23, foi cancelado. A venda de ingressos virtuais se tornou temporariamente indisponível.

+ Ursinhos de todo o mundo, uni-vos? Não com censura chinesa

O Escritório de Administração de Filmes, Jornais e Artigos de Hong Kong disse que emitiu um certificado de aprovação ao filme. A empresa Moviematic, que organizou a exibição, alegou que o cancelamento ocorreu por “razões técnicas”.

Continua após a publicidade

“Os acordos dos cinemas em Hong Kong sobre a exibição de filmes individuais com certificados de aprovação em suas instalações são decisões comerciais dos cinemas envolvidos, e o Escritório de Administração de Filmes, Jornais e Artigos não comentaria sobre tais acordos”, disse um porta-voz da administração de Hong Kong.

+ O mistério por trás do desaparecimento de poderosos empresários na China

No passado, opositores do governo de Xi já utilizaram o Ursinho Pooh para ridicularizar o presidente com memes. As comparações começaram em 2013, quando Xi visitou os Estados Unidas e conheceu o então líder da Casa Branca, Barack Obama. Americanos bem-humorados começaram a comentar a semelhança dos políticos com urso animado e seu amigo Tigrão.

Continua após a publicidade

Hong Kong aprovou uma lei de censura em 2021. A nova regulamentação proíbe filmes que “endossem, apoiem, glorifiquem, encorajem e incitem atividades que possam colocar em risco a segurança nacional”. Algumas produções já tiveram a exibição na região proibida, incluindo dois banidos do seu tradicional festival internacional de cinema.

+ Humorista compara Xi Jinping ao Ursinho Pooh, e HBO é bloqueada na China

Agora, a polêmica ocorre enquanto Hong Kong sedia a feira de arte contemporânea Art Basel. Ironicamente, as autoridades estão empenhadas em promover a cidade como um centro cultural.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.