Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

FBI alerta sobre ‘protestos armados’ contra Biden nos 50 estados

Há possibilidade de 'protestos armados' nas capitais de todos os 50 estados, assim como no Capitólio, diz circular enviada a agentes

Por Da Redação
Atualizado em 12 jan 2021, 15h47 - Publicado em 12 jan 2021, 12h35

Em boletim, a polícia federal dos Estados Unidos, o FBI, alertou seus agentes sobre a possibilidade de “protestos armados” em todo o país a partir do próximo sábado, 16, contra os resultados das eleições e a posse do presidente eleito, Joe Biden, além da ameaça de uma nova tentativa de ataque contra o Capitólio.

“Estão sendo preparados protestos armados nas capitais de todos os 50 estados de 16 a 20 de janeiro, assim como no Capitólio (em Washington) de 17 a 20 de janeiro”, diz o boletim do FBI, o qual a emissora americana ABC teve acesso.

O boletim detalha que foram recebidas “informações sobre um grupo armado não identificado que pretende viajar para Washington em 16 de janeiro, e que se o Congresso tentar destituir o presidente Donald Trump através da 25ª Emenda à Constituição, ocorrerá uma grande revolta”.

A 25° emenda da Constituição prevê que o vice-presidente junto dos principais membros do gabinete poderiam remover o presidente em exercício se considerá-lo inapto a governar. Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados votará uma resolução que, se aprovada, será feito o pedido a Mike Pence para que o dispositivo legal seja evocado. Caso Pence se recuse, a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, irá instaurar o segundo ao processo de impeachment contra Trump.

A oposição considera que Trump teve um papel crucial em um ataque que colocou em risco a vida do vice-presidente, membros do Congresso e milhares de funcionários que trabalhavam no Capitólio, além de ter interrompido o processo democrático da certificação da vitória do presidente eleito Joe Biden.

Mais de 210 democratas já aderiram à acusação que dá base ao impeachment, quase a maioria da Câmara. Embora os líderes do Partido Republicano se oponham ao processo, vários de seus membros consideram votar a favor do impeachment, segundo o jornal americano The New York Times.

A circular foi publicada em meio aos preparativos para a posse de Biden no dia 20 de janeiro e uma semana após uma turba de apoiadores de Trump incitados pelo presidente terem invadido o Capitólio e interromper uma sessão conjunta dos deputados e senadores para certificar a eleição de novembro. Ao menos quatro pessoas morreram. Um policial não resistiu aos ferimentos causados pelos manifestantes e morreu no hospital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.