EUA e Canadá pedem que população use máscara devido a fumaça de incêndio
Florestas no Canadá estão queimando há dias devido ao clima mais seco que o normal. Problema se espalhou para Nova York e Costa Leste americana
Autoridades do Canadá e dos Estados Unidos aconselharam milhões de pessoas a usarem máscaras N95 ao ar livre nesta quinta-feira, 8, devido aos baixos níveis de qualidade do ar provocados por intensos incêndios florestais em território canadense.
Nova York começará a distribuir máscaras gratuitas nesta quinta-feira. O Canadá disse que as pessoas devem usar uma máscara sempre que saírem de ambientes fechados.
Espera-se que a poluição se espalhe para além de Nova York, para outras áreas da Costa Leste. Autoridades alertaram que as condições perigosas devem persistir no fim de semana.
+ Fumaça de incêndios no Canadá chega aos EUA e causa alertas de saúde
Pessoas em várias cidades dos Estados Unidos acordaram nesta quinta-feira com baixa qualidade do ar, inclusive na Filadélfia e em outras partes da Pensilvânia. Outras partes do país, incluindo grandes áreas do meio-oeste e do sul, também estão sob alertas de qualidade do ar.
Grande parte da fumaça vem de Quebec, onde 150 incêndios estão ativos. Esta é a pior temporada de incêndios registrada na cidade canadense.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse que 1 milhão de máscaras serão distribuídas na cidade nesta quinta-feira.
“Esta é uma situação temporária. Isso não é Covid-19”, garantiu ela em entrevista coletiva, acrescentando que os ônibus e trens da cidade têm sistemas de filtragem de ar, o que os torna um meio seguro de locomoção.
+Incêndios florestais se alastram pelo Canadá e forçam retiradas em Quebec
A agência Environment Canada disse que as condições estavam piorando em Toronto nesta quinta-feira e recomendou que qualquer pessoa ao ar livre use máscara.
“Essas partículas finas geralmente representam o maior risco à saúde. No entanto, as máscaras não reduzem a exposição aos gases da fumaça dos incêndios florestais”, disse o comunicado da Environment Canada.
The Statue of Liberty is covered in haze and smoke caused by wildfires in Canada, in New York. Photo by @alfiky_amr pic.twitter.com/tgzfuxB4Qa
— corinne_perkins (@corinne_perkins) June 7, 2023
Em Nova York, uma névoa laranja encobriu marcos históricos, incluindo a Estátua da Liberdade. A qualidade do ar na cidade foi classificada como a pior de todas as grandes áreas metropolitanas na quarta-feira 7, de acordo com a empresa suíça de qualidade do ar IQAir.
As autoridades de saúde pública alertaram as pessoas para não se exercitarem ao ar livre e minimizarem a exposição à fumaça o máximo possível, pois o ar representa riscos imediatos e de longo prazo à saúde.
Sem precedentes
O Canadá afirmou estar se preparando para sua pior temporada de incêndios florestais já registrada, devido a uma primavera mais quente e seca do que o normal, condições que devem perdurar por todo o verão.
+ Cidade no Canadá declara estado de emergência por incêndio florestal
Incêndios em todo o país já queimaram mais de 3,8 milhões de hectares – uma área 12 vezes maior que a média de dez anos para esta época do ano. Mais de 600 bombeiros americanos cruzaram a fronteira para ajudar as autoridades locais, e bombeiros franceses também foram mobilizados.
A mudança climática aumenta o risco de clima quente e seco, que provavelmente está alimentando os incêndios florestais. O mundo já aqueceu cerca de 1,2°C desde o início da era industrial, e as temperaturas continuarão subindo, a menos que países de todo o mundo façam cortes drásticos nas emissões.