Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estados Unidos negam ter declarado guerra à Coreia Norte

Porta-voz da Casa Branca disse que sugerir o contrário "é absurdo"

O governo dos Estados Unidos negou nesta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e advertiu que Pyongyang não tem direito de disparar contra seus aviões quando estiverem sobre águas internacionais, em resposta à ameaça do ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho. “Não declaramos a guerra à Coreia do Norte, e francamente, sugerir isso é absurdo”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em uma entrevista coletiva.

“Nunca é apropriado que um país dispare contra as aeronaves de outro país quando se encontram sobre águas internacionais”, acrescentou.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho, acusou o presidente americano, Donald Trump, de ter declarado guerra à Coreia do Norte durante seu discurso da semana passada perante a Assembleia-Geral da ONU, na qual ameaçou “destruir totalmente” o país asiático. Ri disse também que seu governo se reserva “o direito de derrubar bombardeiros estratégicos americanos ainda que não estejam dentro do espaço aéreo” da Coreia do Norte.

A porta-voz de Trump insistiu que o objetivo da Casa Branca segue sendo a “desnuclearização” da Coreia do Norte, e não uma guerra com essa nação. No entanto, o Pentágono assegurou hoje que está preparado para oferecer “opções” militares a Trump se a Coreia do Norte continuar com suas “ações provocativas”.

A Coreia do Norte foi alvo de sanções tanto dos Estados Unidos como da ONU por persistir no programa balístico e nuclear que vem desenvolvendo há mais de dez anos, violando as disposições das Nações Unidas. Neste domingo, a Casa Branca anunciou novas sanções, ao incluir a Coreia do Norte em um grupo de oito nações com restrições para poder viajar aos Estados Unidos.

(com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Leonardoguedes Lele

    Paz no mundo para todos

    Curtir

  2. Wilson A. Zamignani

    ESSES MALDITOS COMUNISTAS QUEREM DESTRUIR O MUNDO, TRUMP TEM QUE JOGAR NAPALM E QUEIMAR OS COREANOS COMUNISTAS…COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO…

    Curtir

  3. Antônio de Oliveira Marques

    INVASÃO CHINESA IMINENTE
    Está claro que a China perdeu o controle sobre seu petralha vermelho norte-coreano.
    Só que a situação complica para a própria China, que pariu seu monstro comunista e agora desvairado com as armas nucleares que aprendeu a fabricar na escola de guerra chinesa.
    É evidente que a China vai invadir a Coréia do Norte, única forma de impedir que o louco inicie uma guerra nuclear contra o EUA, a Coréia do Sul e o Japão. É esperar para ver a invasão, em muito breve, se o louquinho do PT insistir em querer incendiar o mundo.

    Curtir

  4. BOLSONARO PRESIDENTE

    Voces nao percebem que a coreia do norte so sabe ameaçar, essa e a retorica deles, sempre ameaçar e nada, kkkk, eles vivem disso, kkkk, sabe quando vao atacar um aviaozinho dos estados unidos? nunca, kkkkk,

    Curtir

  5. Mauricio Mozart

    Nem precisa.Desde a guerra da Coréia eles estão em beligerância. Nunca confie em um Comunista!

    Curtir