Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Espanha pretende estender quarentena até meados de maio

A partir do próximo domingo 26, o governo permitirá, no entanto, que as crianças possam sair de casa para breves passeios

Por Da Redação
Atualizado em 22 abr 2020, 09h24 - Publicado em 22 abr 2020, 09h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Homem coloca máscara de proteção na saída de estação de metrô em Madri, Espanha - 13/04/2020  (Susana Vera/Reuters)

    O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou nesta quarta-feira, 22, que seu governo pretende estender as medidas de isolamento social contra o novo coronavírus até meados de maio. O país registrou 435 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde local.

    Ao todo, a Espanha tem 208.389 casos registrados da doença e 21.717 mortes. Nesta quarta, Sánchez participa de uma sessão no Parlamento que discute a prorrogação do estado de emergência até 9 de maio.

    Durante as discussões, o premiê afirmou quer as medidas de confinamento serão relaxadas de forma gradual e lenta, como forma de prevenção, a partir desta data. O final do isolamento está previsto para meados de maio.

    “Andaremos para frente e para trás, dependendo de como a pandemia evoluir”, disse Sánchez. A quarentena foi implantada no país em 14 de março.

    A partir do próximo domingo 26, o governo permitirá, no entanto, que as crianças possam sair de casa para breves passeios, em sintonia com o que acontece em outros países europeus. Essa foi uma demanda que aumentou nos últimos dias entre os espanhóis.

    Continua após a publicidade

    Sánchez advertiu que “a desescalada será lenta e gradual, justamente porque deve ser segura”. A prorrogação do estado de emergência deve ser aprovada, já que o conservador Partido Popular, principal força da oposição, anunciou apoio à medida.

    Na semana passada, o país já havia retomado atividades em setores considerados não essenciais da economia, principalmente na construção civil e indústria, apesar da continuidade do confinamento dos 47 milhões de espanhóis e da recomendação do governo para que as pessoas respeitem as medidas de distanciamento social.

    Como parte do dispositivo de saída lenta das restrições à mobilidade, o Ministério da Saúde anunciou que está finalizando a realização de um estudo de soroprevalência. O estudo consistirá em organizar testes de 60.000 pessoas representativas ao longo de todo país, com o objetivo de “calcular o percentual da população espanhola que desenvolveu anticorpos ante o novo coronavírus”, afirmou o Ministério em um comunicado.

    A informação obtida permitirá saber quantas pessoas estão imunizadas por sua exposição ao vírus e “será de enorme relevância para a tomada de decisões de saúde pública no conjunto do Estado”, destacou o Ministério, sem informar a data do início do estudo.

    Continua após a publicidade

    ASSINE VEJA

    Covid-19: Sem Mandetta, Bolsonaro faz mudança de risco nos planos
    Covid-19: Sem Mandetta, Bolsonaro faz mudança de risco nos planos A perigosa nova direção do governo no combate ao coronavírus, as lições dos recuperados e o corrida por testes. Leia na edição desta semana. ()
    Clique e Assine

    O terceiro país com mais mortes por coronavírus do mundo iniciou a semana com o anúncio de 399 mortes por coronavírus na segunda-feira 20. Pelo quarto dia consecutivo, o balanço permanece abaixo de 500 mortes em 24 horas.

    Entre os casos positivos há um elevado número de profissionais da saúde, 33.153. O governo anunciou mais 3.400 pacientes curados, o que aumenta a quantidade de pessoas que receberam alta para quase 86.000 desde o início da epidemia.

    (Com AFP)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.