Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Equador transfere sede do governo de Quito para Guayaquil durante crise

Medida faz parte do estado de exceção que vigora após protestos violentos por alta nos combustíveis; presidente acusa Venezuela de envolvimento em atos

Por Da Redação Atualizado em 9 out 2019, 16h52 - Publicado em 8 out 2019, 02h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em pronunciamento por rádio e televisão nesta segunda-feira 7, o presidente equatoriano Lenín Moreno anunciou a transferência do governo do país da capital Quito para a cidade costeira de Guayaquil durante o estado de exceção pelo qual passa o país. A medida ocorre em meio a um cerco de manifestantes ao redor do palácio presidencial.

     

    Já em Guayaquil, Moreno acusou seu antecessor e antigo aliado Rafael Correa e o líder venezuelano, Nicolás Maduro, de querer desestabilizar seu governo, que enfrenta duros protestos após a alta nos preços dos combustíveis. “Maduro ativou com Correa seu plano de desestabilização”, disse Moreno a partir do porto de Guayaquil.

    Tendo ao lado seu vice-presidente, Otto Sonnenholzner, e o ministro da Defesa, Oswaldo Jarrín, o presidente disse que Correa – que governou entre 2007 e 2017 e vive na Bélgica – e vários de seus ex-colaboradores viajaram “ao mesmo tempo, há poucas semanas, para a Venezuela”, e colocou em dúvida que tenha sido uma “coincidência”.

    Diversos setores sociais protestam desde a quinta-feira passada contra o fim dos subsídios decretado por Moreno, com base em um acordo firmado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o que elevou os preços dos combustíveis em 123%.

    Continua após a publicidade

    Moreno chamou os ‘correístas’ de corruptos e afirmou que “estão por trás desta tentativa de golpe de Estado, com o uso e instrumentalização de alguns setores indígenas, aproveitando sua mobilização para saquear e destruir”.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.