Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Embaixador dos EUA no Brasil assume com prioridade para epidemia

Posto ficou sem comando desde novembro de 2018; Todd Chapman se reunirá virtualmente com Ernesto Araújo nesta segunda-feira

Por Denise Chrispim Marin 29 mar 2020, 21h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O diplomata de carreira Todd Chapman: vivência de 11 anos no Brasil e atuação como embaixador em Quito antes da chegada a Brasília
    O diplomata de carreira Todd Chapman: vivência de 11 anos no Brasil e atuação como embaixador em Quito antes da chegada a Brasília (Embaixada dos EUA em Brasília/Divulgação)

    Depois de dezesseis meses sem um titular, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília recebeu neste domingo seu novo comandante, o embaixador Todd C Chapman. Diplomata de carreira, Chapman foi indicado pelo presidente americano, Donald Trump, em 30 de outubro passado e foi confirmado pelo Senado do país apenas em fevereiro. Antes do Brasil, havia servido no Equador.

    “É um grande privilégio retornar ao Brasil e servir como embaixador dos Estados Unidos da América no país e liderar o importante trabalho da embaixada e dos nossos consulados. Os Estados Unidos estão comprometidos em seguir uma agenda ampla com o Brasil, conforme delineado pelos presidentes Trump e Bolsonaro”, afirmou. “Meu foco imediato será ajudar o governo brasileiro, o povo brasileiro e os 260.000 americanos residentes no Brasil em sua resposta à emergência de saúde causada pela COVID-19. Há muito o que fazer e estou ansioso para começar a trabalhar”.

    O embaixador Chapman se reunirá virtualmente na segunda-feira, 30 de março, com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A cerimônia de entrega das credenciais ao presidente Jair Bolsonaro ainda não está agendada. Do lado brasileiro, o encarregado de negócios na embaixada em washington, Nestor Forster, ainda guarda a confirmação de seu nome pelo Senado para atuar oficialmente como embaixador. Forster está em quarentena, contaminado pelo coronavírus.

    Continua após a publicidade

    De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, Chapman morou no Brasil em 1974, quando seu pai foi transferido pela empresa em que trabalhava para São Paulo. Ele estudou na Escola Maria Imaculada até 1980. Ele viveu no país por onze anos.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.