Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Embaixada dos EUA em Moçambique aconselha cidadãos a deixarem distrito

Desde maio, supostos militantes islâmicos decapitaram 10 pessoas e mataram sete no distrito de Palma, perto de um dos maiores campos de gás natural do mundo

Por Da Redação
Atualizado em 11 jun 2018, 22h31 - Publicado em 11 jun 2018, 22h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Moradores da aldeia de Quitupo, nos arredores do distrito de Palma, que será reassentada para dar lugar ao novo projeto de exploração de gás - 16/2/2017
    Moradores no distrito de Palma, em Moçambique (John Wessels/AFP)

    A embaixada dos Estados Unidos em Moçambique aconselhou os cidadãos americanos a deixar o distrito de Palma, no nordeste do país, após ameaças de ataques iminentes. Desde maio, suspeitos de pertencer a organizações de militantes islâmicos decapitaram 10 pessoas e mataram outras sete na região, que fica próxima a um dos maiores campos de gás natural inexplorado do mundo.

    Publicidade

    Qualquer sinal de atividade militante é uma preocupação para a indústria que atua na região, próxima à fronteira com a Tanzânia. “Nós aconselhamos fortemente cidadãos americanos na capital do distrito de Palma a considerarem deixar a área imediatamente”, informou a embaixada americana em seu site.

    Publicidade

    Mais de 30 bilhões de dólares devem ser investidos no setor de gás natural de Moçambique com o objetivo de produzir 20 milhões de toneladas ao ano de gás natural liquefeito. As primeiras exportações dos campos, descobertos há sete anos, devem começar após 2021.

    A empresa Anadarko Petroleum, que ficará responsável por explorar os recursos, busca atrair, ainda, um investimento de até 15 bilhões de dólares de bancos e agências de crédito destinados à exportação, disseram fontes próximas ao assunto em maio.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Nós levamos muito a sério qualquer possível ameaça à segurança de nossos funcionários e continuamos monitorando de perto a situação na área de Palma”, informou a Anadarko.

    A companhia se negou a comentar relatos de que havia suspendido operação em seu grande projeto de gás natural liquefeito no país. O site da Interfax Global Energy, citando fontes locais, informou que ataques militantes haviam feito com que operações na instalação de gás em Palma fossem suspensas.

    Publicidade

    (Com Reuters)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.