Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em carta divulgada pelo Planalto, Biden defende cooperação com o Brasil

Mensagem do presidente americano foi uma reposta à carta enviada por Jair Bolsonaro para parabenizar sua vitória nas eleições contra Donald Trump

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 mar 2021, 00h28 - Publicado em 18 mar 2021, 09h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente americano, Joe Biden, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro em resposta à mensagem enviada pelo brasileiro na sua posse, em janeiro. De acordo com o Palácio do Planalto, o democrata defendeu que Brasil e Estados Unidos trabalhem juntos nas áreas de clima e combate à pandemia.

    O conteúdo da carta escrita por Biden foi divulgado nesta quinta-feira, 18, pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência. A íntegra do documento não foi divulgada, mas de acordo com o Planalto a mensagem tem data do dia 26 de fevereiro.

    Na carta, Biden lembra as visitas que fez ao Brasil no período em que foi vice-presidente e diz que “não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos”. “Destacou que as duas nações compartilham trajetória de luta pela independência, defesa de liberdades democráticas e religiosas, repúdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades”, diz a nota da Secom.

    O presidente americano ainda afirmou que os dois países tem a oportunidade de unir esforços no enfrentamento aos desafios da pandemia e do meio ambiente, e pediu cooperação em fóruns multilaterais, como a COP26 —Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas— e a Cúpula do Clima, encontro que o governo dos EUA planeja promover em 22 de abril.

    “Ao final, o presidente Biden salientou que seu governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o Governo brasileiro neste novo capítulo da relação bilateral”, finaliza a nota do Planalto.

    Continua após a publicidade

    Joe Biden tomou posse em janeiro, após vencer uma eleição conturbada contra o ex-presidente Donald Trump. Aliado do magnata republicano, Bolsonaro foi um dos últimos líderes mundiais a cumprimentar Biden pela vitória.

    Um dos principais pontos de tensão entre o novo governo democrata dos EUA e a atual administração do Brasil é o meio ambiente. Biden é um grande defensor de políticas em favor do clima e das florestas e deve pressionar Bolsonaro a adotar medidas relevantes na Amazônia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.